Shopper marketing: o que é?

Shopper marketing: o que é?

Seja no atacado ou no varejo, para aumentar o poder de alcance da marca, é fundamental adotar estratégias e ferramentas de marketing.

Nesse sentido, o marketing tem se reinventado à medida que o consumidor evolui e as necessidades do mercado se atualizam.

Por esse motivo, é cada vez mais fundamental que as empresas que desejam se atualizar e se consolidar no mercado, compreendam o que é o Shopper Marketing.

Pensando nisso, preparei este artigo para que você saiba o que é Shopper Marketing e como ele é capaz de alavancar as vendas do seu negócio.

Boa leitura!

Shopper Marketing versus Consumidor

Em primeiro lugar, antes de entender o que é shopper marketing, é necessário entender a diferença entre consumidor e shopper.

O consumidor é aquele que utiliza um determinado produto ou serviço e, através desse uso, desenvolve uma relação com a marca. Geralmente, ele é influenciado pelas ações da empresa tanto em canais tradicionais como em canais digitais.

Já o shopper é aquele que vai até o ponto de venda para obter o produto, no entanto, ele não é necessariamente o consumidor final dos itens adquiridos.

Isto é, o shopper compara preços, faz análises das especificações dos produtos, experiencia o que o PDV pode proporcionar e por fim toma a decisão de compra.

O que é shopper marketing?

Agora que você já entende a diferença entre shopper e consumidor, podemos passar para o conceito de Shopper Marketing.

O conceito consiste em desenvolver meios de obter insights sobre a jornada de compra do cliente, para que seja possível criar estratégias para otimizar o ponto de venda.

Para fazer isso, é preciso colocar em prática algumas técnicas de marketing para que a empresa possa aumentar a sua confiança diante do cliente, estimulando-o a tomar decisões mais benéficas para a marca.

Nesse sentido, é importante lembrar que o trade marketing e shopper marketing não são a mesma coisa.

O Trade Marketing tem como objetivo promover um bom relacionamento entre distribuidores (atacado e varejo), fabricantes e o consumidor final.

Já o Shopper Marketing tem como principal finalidade identificar as intenções e necessidades do comprador e induzi-lo a realizar determinadas ações no PDV.

O Shopper Marketing é fundamental no varejo porque possibilita que a marca conheça o perfil de seus clientes e é um excelente recurso para desenvolver a comunicação necessária para influenciar o comprador no momento da tomada de decisão (compra).

Através dos dados obtidos com estratégias de shopper marketing, é possível aplicar ações no PDV que atraiam os clientes e os leve a tomar determinada atitude.

Um exemplo disso, é a utilização de ferramentas de comunicação visual para produção de cartazes e banners promocionais.

Estratégias de shopper marketing bem elaboradas aumentam significativamente os resultados em termos de volume de vendas e satisfação do cliente.

Pilares do Shopper Marketing

Neste tópico, vamos falar sobre os pilares que fundamentam o shopper marketing.

Jornada de compra

A jornada de compra abrange todas as etapas do processo, que são: planejamento, compra e consumo.

A fase de planejamento corresponde ao momento em que o shopper planeja o produto/serviço que pretende comprar.

Para fazer isso, ele analisa os comentários e avaliações de outros usuários, faz comparativos com produtos concorrentes, verifica a reputação da marca e por fim, decide onde comprar.

Já a etapa da compra, corresponde ao momento em que o shopper toma a decisão e escolhe o produto que vai levar.

O consumo é a etapa da jornada do cliente que engloba aspectos como a satisfação do cliente em utilizar determinado produto, sua percepção sobre a marca e o fato de ele recomendar esse item, ou não, para pessoas de sua convivência.

Experiência no ponto de venda

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao atendimento e a experiência dentro do pdv e, também, nos meios de comunicação digital da empresa.

Com a evolução da internet e da conectividade, cada vez mais, os clientes precisam de bons motivos para levá-los ao ponto de venda.

Por esse motivo, é essencial que o PDV ofereça um ambiente agradável e um atendimento de excelência para proporcionar uma boa experiência aos clientes.

Além disso, outro ponto fundamental sobre o ponto de venda é que a comunicação visual deve representar a linguagem do seu público, para que ele se identifique.

Boas práticas de Shopper Marketing

Por último, também é importante conhecer alguns exemplos de boas práticas que devem ser usadas para implementar uma boa estratégia de shopper marketing. Confira algumas:

Promoção de produtos

Contratar um promotor de produtos para o PDV possibilita que o shopper tire todas as dúvidas sobre o produto pretendido.

Além disso, o promotor deve proporcionar ao cliente uma experiência única e personalizada, dando a possibilidade de testar os produtos ou degustar.

Análise de dados

Uma boa estratégia de shopper marketing passa pela compreensão dos hábitos de consumo e escolhas dos clientes.

Através de dados obtidos com o registro de clientes ou um cartão fidelidade, por exemplo, é possível descobrir quem compra, qual o dia da semana que prefere comprar, qual o ticket-médio de cada cliente, entre outras variáveis.

Com o cruzamento desses dados, somado a pesquisas de satisfação, por e-mail ou presenciais, é possível entender o comportamento do cliente e otimizar a campanha.

Posicionamento dos produtos

Outro aspecto fundamental do shopper marketing é o posicionamento dos produtos. É fundamental avaliar a forma como os produtos estão dispostos no ponto de venda. Para isso, é necessário estar atento aos seguintes pontos:

Notas finais

Como vimos ao longo do artigo, o shopper marketing é imprescindível para o crescimento das empresas.

Ao conhecer melhor os clientes que frequentam o PDV, é possível direcionar melhor as estratégias utilizadas para satisfazer os clientes e impactar positivamente o processo de tomada de decisão (compra).

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a conhecer mais sobre o shopper marketing e a sua importância para o crescimento do seu negócio.

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...