Quando é o momento ideal para terceirizar o serviço de trade marketing?

Quando é o momento ideal para terceirizar o serviço de trade marketing?

Ter uma equipe de Trade Marketing bem estruturada integrando o seu time pode garantir o sucesso das ações e estratégias que forem planejadas para a empresa.

Com o aumento da competitividade no mercado, conseguir a atenção do consumidor se tornou uma tarefa complicada.

E para encontrar soluções para esse problema, as empresas têm procurado externamente agências de trade experientes para lhes oferecer o suporte mais adequado.

Mas quando saber se é a hora de contratar um serviço de Trade Marketing para a sua empresa? Continue lendo e descubra!

Trade Marketing é o termo usado para o conjunto de ações focadas em criar um contato cada vez melhor entre os consumidores e a marca, através de canais de distribuição.

Em um mercado cada vez mais saturado, uma boa estratégia de Trade Marketing pode ser a diferença entre o sucesso de um produto ou não.

E quando você deve considerar a terceirização do serviço de trade para a sua empresa?

Pense em todos os desafios que você pode encontrar ao pôr em prática as ações de trade marketing pela sua empresa. Para ajudar, citamos alguns logo abaixo:

Quando não está conseguindo manter a visibilidade do seu produto

Um dos principais desafios para a equipe de trade marketing é manter um produto à vista do consumidor. Podemos afirmar que são muitas empresas disputando o olhar dele.

Não adianta investir em campanhas massivas e marketing institucional se o seu produto não for fácil de ser encontrado, seja em gôndolas, vitrines, ou online. O produto precisa estar disponível para o shopper (aquele que decide e efetivamente compra).

Também é fundamental manter o seu produto bem posicionado nas gôndolas para se destacar da concorrência. Em tempos que todos têm pressa, o shopper pode chegar ao local pronto para comprar o produto e acabar pegando o primeiro que encontrar no caminho, que normalmente é o produto mais bem posicionado no lugar e na hora certa, aos olhos de quem vai comprá-lo.

Quando o controle de estoque não está sendo feito como deveria

No melhor dos cenários, o produto está vendendo até esgotar nas prateleiras. Se o gestor de trade marketing não der a devida atenção ao estoque do produto no PDV, para repor na hora certa, a estratégia pensada para conseguir vender todo o estoque não servirá para nada.

É preciso ter alguém pronto para realizar a reposição dos itens que acabarem e mantê-los constantemente expostos, sempre disponíveis.

Quando os representantes da sua marca não estão bem treinados

Os promotores, vendedores, consultores ou qualquer outra pessoa que represente a marca, e que estarão em contato direto com o shopper, precisam conhecer bem o posicionamento da empresa e do produto para passar credibilidade em seu discurso.

Mas em muitos casos, esses promotores não tiveram o treinamento ideal para abordar ou responder às principais dúvidas do cliente.

Acredite, é mais comum do que parece. É preciso orientar muito bem essas pessoas, pois perder uma venda por conta de despreparo é um erro que não deve ser cometido.

Quando os resultados junto ao shopper estão abaixo do esperado

O sucesso de qualquer estratégia de trade marketing está diretamente relacionada à conexão promovida pela marca com seus clientes. Então você precisa saber tudo o que for possível sobre seu público-alvo.

Faça pesquisas, entenda como o seu público se comporta e como compra seu produto, com qual frequência, etc. Não lide com ele como se fosse apenas um número no resultado das vendas.

Quanto mais você souber sobre ele, mais chances terá de pensar em ações segmentadas e soluções personalizadas.

Quando há coleta de muitos “dados inúteis”

Ter uma variedade de métricas disponíveis não quer dizer necessariamente que a estratégia está sendo efetiva.

Um dos maiores erros do trade marketing é não acompanhar os indicadores certos para a estratégia que estiver rodando.

Defina indicadores de performance que mais valem a pena acompanhar, compartilhe com seus colaboradores e garanta que os dados corretos estão sendo coletados por quem está em campo.

Também não adianta nada coletar uma enorme quantidade de dados e não analisá-los!

Não insista no erro!

Quando as técnicas de trade marketing são aplicadas de forma correta e fundamentada, você consegue ver o retorno em resultados positivos. E acontece o mesmo no caminho contrário.

Empresas que não aplicam os conceitos e técnicas do trade de forma competente e não fazem o seu produto saltar aos olhos do shopper, estão perdendo dinheiro.

Deixar os clientes insatisfeitos impacta o seu budget duplamente: no gasto gerado na campanha de marketing e na venda perdida para a concorrência.

Você não quer que isso aconteça, não é? Escolher uma agência de trade marketing garante que uma equipe especializada realizará o serviço com qualidade e confiança!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...