Por que ter uma agência para cuidar das ações do seu Trade Marketing?

Por que ter uma agência para cuidar das ações do seu Trade Marketing?

É comum empresas terceirizarem serviços em áreas como Recursos Humanos e Contabilidade. Fazer o mesmo com o serviço de Trade Marketing pode trazer inúmeros benefícios, como potencializar os ganhos e obter os resultados que a empresa almeja.

Os profissionais especializados nessa área são capazes de criar estratégias e campanhas mais eficientes, menos custosas e com um maior índice de sucesso.

Neste post, você vai saber as vantagens de contratar uma área de Trade Marketing com toda a expertise que você precisa para seu negócio.

Mas antes vamos ao conceito de Trade Marketing.

O que é Trade Marketing?

É o conjunto de ações focadas no contato entre os consumidores e a sua marca, por meio dos canais de distribuição. Ele representa os esforços feitos para impulsionar as demandas de vendas para o consumidor final, com uma estratégia B2B, (business to business), de empresa para empresa.

E essa estratégia, nada mais é do que incentivar a compra de um produto por parceiros da cadeia de distribuição e gerar demanda e oferta constantes para os consumidores. Em um mercado cada vez mais saturado, uma boa estratégia de Trade Marketing pode definir se o produto ou serviço vai se destacar entre os demais.

É comum empresas terceirizarem serviços em áreas como Recursos Humanos e Contabilidade. Fazer o mesmo com o serviço de Trade Marketing pode trazer inúmeros benefícios, como potencializar os ganhos e obter os resultados que a empresa almeja.

O profissional de Trade Marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores, para assim, obter o sucesso nas estratégias de marketing e vendas. É ele quem define quais canais de mídias serão utilizados, quais produtos serão desenvolvidos e que canais vão atender as necessidades de determinado público-alvo.

E com o aumento da competitividade, principalmente na busca pela atenção do consumidor, as empresas têm procurado equipes de trade cada vez mais eficientes.

Porém, muitas empresas não contam com um time dedicado ao trade. Para resolver este problema,  a contratação dos serviços de agências especializadas surge como uma das principais soluções.

As vantagens de contratar uma agência de Trade Marketing

Muitas marcas estão se rendendo à terceirização dos serviços de Trade Marketing. O sucesso de um trabalho dedicado exclusivamente ao trade, tem mostrado como as empresas estão conseguindo se posicionar melhor no mercado.

Elas podem ajudar a alavancar o budget de marketing e comunicação das empresas; oferecer soluções de ponta; criar, executar e acompanhar projetos de alto impacto.

Profissionais de alto nível, que pensam estrategicamente, e que são capazes de gerar insights e planos de ação com base em dados que são coletados pela empresa nos PDVs, enchem os olhos das companhias de orgulho.

Vamos citar algumas vantagens de contratar uma agência:

1) Profissionais especializados em busca dos melhores resultados para sua empresa

Montar um time com todos os integrantes necessários pode não ser viável dentro da sua empresa. Além de ser uma mão de obra difícil de encontrar no mercado, contratar especialistas sai caro.

Acumular funções em um profissional que já esteja dedicado a outros projetos pode ser pior ainda. Por isso, uma agência com uma equipe composta pelos melhores profissionais da área é um diferencial para as ações de Trade Marketing de qualquer empresa.

2) Priorização do core-business, a parte central de um negócio

Como consequência da vantagem citada acima, temos a liberação de profissionais que antes, faziam um malabarismo para dar conta de todo o trabalho de trade, para agora, focar apenas nas tarefas relacionadas ao seu cargo.

É uma solução que beneficia a equipe que não era especializada e tentava realizar as ações com muito mais dificuldade, para fazerem o que realmente é estratégico na sua área de atuação.

3) Redução dos custos

Erroneamente, muitas pessoas acham que vão aumentar os gastos ao contratarem uma agência. Mas, ao analisarmos melhor, você verá que há uma redução nos custos. Faça as contas do custo de realizar todas as tarefas com os funcionários da própria empresa. Não esqueça de incluir os gastos com treinamentos, capacitações, seleção de profissionais, elaboração de estratégias, aquisição de novas ferramentas, entre outros.

Por reduzir os custos, ter uma equipe terceirizada, oferece ao negócio muito mais capacidade de crescimento e expansão. As empresas crescem quando conseguem economizar nos gastos.

Percebeu como focar os gastos em uma equipe pronta, para fazer o que a sua empresa necessita, sai mais barato?

É comum empresas terceirizarem serviços em áreas como Recursos Humanos e Contabilidade. Fazer o mesmo com o serviço de Trade Marketing pode trazer inúmeros benefícios, como potencializar os ganhos e obter os resultados que a empresa almeja.

Benefícios comprovados

Os benefícios da terceirização do Trade Marketing foram comprovados na pesquisa “O que as agências, a indústria e o varejo pensam sobre o Trade Marketing?”, feita pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional em parceria com a Omelete Consultoria. O levantamento, de valor qualitativo, envolveu 54 respondentes, divididos pelos seguintes setores: 27 indústrias, 20 agências e 7 varejo.

O grau de satisfação com as agências contratadas é alto, de acordo com 66% dos entrevistados do ramo industrial. A maioria dos entrevistados deste setor – 82% – afirma ter um alto grau de confiança nas mesmas e 71% têm equipes próprias dedicadas ao Trade Marketing.

Já no varejo, cerca de 83% dos entrevistados consideram expressivo o trabalho dos promotores para oferecer uma experiência de qualidade para o consumidor.

OS CRITÉRIOS MAIS IMPORTANTES PARA A ESCOLHA DE UMA AGÊNCIA

A tecnologia, inclusive, está entre os critérios mais importantes dos varejistas para a escolha de uma agência. Segundo a pesquisa, utilizar as tecnologias para a gestão dos negócios é o quarto aspecto apontado, atrás de solidez e saúde financeira (100% das respostas), capacidade e entrega de resultados (100%) e tempo de resposta e reposição de equipe (91%). Tecnologia também foi citada por 91% dos entrevistados. Depois dela, está inteligência (86%). Outro aspecto relevante para os varejistas é a necessidade de usar mais dados. Dos entrevistados, 86% diz ter muitos dados que não são bem utilizados. Para o futuro do trade marketing, os respondentes preveem maior uso de multicanalidade  e mobile.

A pesquisa também mostrou que a indústria prevê algumas oportunidades para as agências:

Notas finais

Diante dos benefícios comprovados com a terceirização dos serviços de Trade Marketing, cada vez mais, as empresas estão contratando agências especializadas para potencializar seus negócios e alcançar os resultados desejados.

Vimos que, dentre as vantagens de contratar uma agência, estão: maior número de profissionais em busca de melhores resultados, priorização do core-business e redução dos custos.

Trabalhar em parceria com uma agência qualificada em trade marketing pode gerar excelentes resultados.

Uma agência de Trade Marketing completa deve ser capaz de produzir campanhas eficazes de comunicação com a força de vendas, material de merchandising e mobiliário, captação e edição de vídeos e elaboração de apresentações de treinamento.

Terceirizar o trade marketing é uma tendência que veio para ficar!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...