Conheça os pilares de uma gestão estratégica de PDV

Conheça os pilares de uma gestão estratégica de PDV

Uma equipe preparada sabe que uma gestão do PDV bem feita é a chave para garantir o sucesso da estratégia de trade marketing.

Saiba mais sobre os pilares para realizar a melhor gestão estratégica no PDV aqui neste post!

O que é um PDV?

A sigla para “Ponto de Venda” é simplesmente o local em que o cliente terá contato com os produtos e realizar as suas compras, caso se sinta atraído a fazê-las.

Com o mercado cada vez mais competitivo em que estamos inseridos, um dos principais desafios de uma empresa é atrair e fidelizar o consumidor, que está cada vez mais exigente e conectado. É no momento de realizar a gestão do PDV que o time de trade consegue segmentar e inovar nas estratégias, aumentando as chances de conversão de compradores.

Quais são os quatro pilares essenciais na gestão dos PDV?

Existem alguns aspectos que podem servir como guias para a sua equipe de trade conseguir entender melhor o PDV em que irão exibir seus produtos, para assim, criar as melhores estratégias de vendas e entender as principais dificuldades que podem estar atrapalhando a estratégia atual, se for o caso.

São eles:

Preço

O preço ainda é determinante no momento da compra, mesmo que a qualidade do produto e a conveniência da compra tenham seus pesos na decisão do consumidor. Ninguém compra um produto sem preço. É importante ter o preço do seu produto definido e que ele não seja muito diferente da concorrência.

A sua equipe de trade marketing deve acompanhar a evolução da precificação por produto e por PDV para que possam garantir o retorno que foi pensado durante a elaboração da estratégia.

Presença

O principal ponto que assusta qualquer gestor de trade é a Ruptura. É algo ruim para todos, desde o shopper até o PDV. Afeta todos os envolvidos de forma direta ou indireta.

A disponibilidade de produtos é outro ponto que influencia o shopper quando ele for decidir pela compra.

Lembre-se: se o produto não está presente na gôndola, não é visto pelo shopper. E se não é visto pelo shopper, não poderá ser comprado. Assim, a marca está abrindo brechas para que a concorrência ganhe espaço.

Além disso, o layout dos produtos posicionados nas gôndolas precisa estar organizado, pois também é um fator decisivo para os consumidores.

Elaborar estratégias de merchandising criativas e que chamem a atenção do shopper também é uma forma de garantir a presença da sua marca no PDV. Seja criando experiências sensoriais ou usando elementos visuais para destacar o produto.

Ponto extra

Ilhas, pontas de gôndolas, stands de caixas podem ser consideradas áreas nobres em PDVs e devem ficar no radar do time de trade. Essas áreas têm oportunidade de criar laços entre a marca e o shopper e devem ser aproveitadas. Então o seu time de campo deve estar bem treinado para essa ligação acontecer.

Como os hábitos de compra dos shoppers mudou – e está sempre mudando –  e ele quer cada vez mais conveniência e praticidade no PDV, as marcas acabam brigando por espaço e destaque nas gôndolas.

O consumidor não quer ficar em filas longas e encontrar dificuldades no momento da compra, como não encontrar o produto desejado.

Que tal se ao invés de tentar induzir o shopper a comprar seu produto, o seu time ofereça facilitadores para ele, como locais que possibilitam o autosserviço e que ele possa comprar de forma rápida e prática? Ou deixar o seu produto em um ponto estratégico em que o consumidor possa apenas pegar, pagar e levar sem tomar muito o seu tempo?

Share de gôndola

A posição dos produtos no PDV é outro fator essencial para concretizar uma venda. O ponto mais cobiçado pelas marcas é aquele que estará na altura dos olhos do cliente e que estará com o acesso mais fácil.

É importante estar atento ao mix de produtos nas prateleiras e, assim, entender quanto vale a porção da gôndola que o seu produto irá ocupar. Com estes dados em mãos, o seu time de trade evitará investir em estratégias que não irão trazer nenhum retorno ao negócio.

Este KPI vai servir para que o time de trade saiba se o que foi acordado com o PDV está sendo executado e se nada está fora do planejado.

Notas finais

Ao longo do post, mostramos os principais pilares para elaborar a melhor gestão estratégica no PDV. Assim, o seu time de trade marketing terá mais facilidade ao pensar em ações promocionais dos seus produtos.

Uma estratégia de ação bem montada pelo time de trade marketing da sua empresa, pode fazer o seu negócio se desenvolver de forma mais eficiente e garantir que a marca fique na mente do shopper.

Mas a gente sabe que gerenciar um time de trade marketing não é fácil. Então, que tal contratar uma agência de trade marketing com experiência para garantir que o serviço seja feito da melhor forma possível? Não deixe de considerar essa possibilidade!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...