Omnichannel: uma tendência que avança no trade marketing

Omnichannel: uma tendência que avança no trade marketing

Se você é responsável pela gestão do seu time de trade marketing, deve saber da importância que um bom atendimento ao cliente tem, não é?  Mas já ouviu falar do Omnichannel?

Continue lendo o post e saiba mais!

O que é o Omnichannel?

O Omnichannel oferece uma experiência em que todos os canais de atendimento estão interligados para atender o shopper de forma uniforme e padronizada. Esse pode ser confundido com a experiência Multicanal.

Porém, é importante ficar clara a diferença entre uma experiência Multicanal uma experiência Omnichannel.

Omnichannel X Multicanal

Mesmo que estes dois termos sejam bem parecidos, existem diferenças entre eles. O Multicanal tem a ver com a quantidade de canais disponíveis para o shopper realizar suas compras, mas não estão interligados.

O Omnichannel pode ser considerado uma evolução natural do Multicanal, e seria a interligação dos diversos canais para oferecer ao shopper uma experiência padronizada em qualquer canal que ele realizar a compra, mesmo que a inicie em um deles e termine em outro.

A experiência do shopper começa no primeiro contato com a marca e segue a sua jornada através de diversos canais de venda que têm o objetivo de facilitar a sua decisão final.

O Omnichannel é uma forma de integrar os canais da empresa, de forma que falem a mesma língua (oferecendo opções de atendimentos melhores, mais rápidos e de acordo com as necessidades do shopper), e explorar todas as possibilidades de interação e integração entre os canais de venda.

E o Crosschannel, o que é?

O Crosschannel, também conhecido como marketing entre canais, acontece quando um canal de marketing é usado para dar suporte ou promover outro canal de vendas, mas eles não estão interligados.

Em uma estratégia Crosschannel, os diversos canais de venda da sua empresa podem se cruzar, por exemplo, quando o shopper realiza uma compra online e retira o produto em uma loja física. Muito parecido com a ideia do Omnichannel.

Tomando o mesmo exemplo para explicar a estratégia Omnichannel, o shopper pode estar dentro da loja física, usar o app para verificar se o produto desejado está disponível, fazer o pedido junto a algum vendedor e solicitar que seja entregue em sua residência ou retirar ali mesmo.

Dá para perceber como o shopper tem todas as opções de compra interligadas de forma simultânea?

E como o Omnichannel está ligado ao trade marketing?

As ações de trade marketing devem ser pensadas com base em conceitos inovadores e de olho no futuro. E o Omnichannel atende a este requisito.

O primeiro passo é captar informações dos shoppers para que o banco de dados aumente e a empresa possa se aproximar dos seus consumidores. Em seguida, é hora de aplicar a tecnologia que permita criar estratégias de trade marketing com base em pesquisas.

Entre as formas de unir o Omnichannel ao Trade Marketing, podemos citar:

E essas são apenas algumas das opções existentes dentre diversas formas de interligar canais de comunicações de uma empresa.

Vantagens de aplicar o Omnichannel em sua estratégia de trade marketing?

É importante para qualquer empresa garantir que a experiência do shopper seja cada vez melhor. Garantir isto faz com que ele possa recomendar a sua empresa e se sentir confortável o bastante para voltar e realizar mais compras no futuro.

O Omnichannel pode te ajudar nos seguintes pontos:

Entretanto, é importante manter uma coerência e consistência entre o meio digital e o offline. O ideal é que ambos os lados se complementem. Podemos pensar em estratégias que “puxem” o shopper entre os dois meios.

Por exemplo: uma campanha online da marca que indique ao shopper para ir a algum PDV adquirir o produto e ganhar um brinde ou participar de uma promoção.

No caminho oposto, é possível criar uma campanha no PDV com cartazes que convidem o shopper a curtir a marca nas redes sociais ou visitar o site para ganhar descontos.

Tudo depende da criatividade do time de trade e da necessidade da empresa.

Quais os principais desafios de se aplicar o Omnichannel no trade marketing?

Apesar de todos os benefícios do Omnichannel, integrar os seus canais e oferecer uma ótima experiência para os seus shoppers pode representar um desafio para a sua empresa.

Primeiramente, é preciso garantir a satisfação do cliente ao ser bem atendido em todos os canais de compra e atendimento.

É necessário que o time de trade conheça bem os negócios da empresa e esteja atento a todos os canais. Além disso, há a dependência de tecnologia para garantir a integração deles.

Notas finais

Como você pôde conferir neste post, a estratégia de transformar o hábito de consumo em uma experiência única e mais prática é algo que cada vez mais empresas devem adotar.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e precisam de novas formas para resolver tudo com o máximo de comodidade possível.

O Omnichannel uma experiência totalmente diferente e completa para o shopper e por isso,  é a tendência a ser adotada pelas empresas que estão sempre com o pé no futuro.

Integrar o offline ao online é a premissa para que as melhores e mais bem sucedidas ações de trade marketing possam ser criadas.

Mas a gente sabe que cuidar de uma equipe de trade pode ser um desafio. Então, que tal contratar uma agência de trade marketing para garantir que tudo seja feito por uma equipe com muita experiência? Não deixe de considerar essa possibilidade!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail