O que uma agência de Trade Marketing precisa oferecer

O que uma agência de Trade Marketing precisa oferecer

As vantagens da terceirização dos serviços de Trade Marketing são inúmeras. Cada vez mais as empresas estão contratando agências especializadas neste serviço, tendo em vista os benefícios que ela traz para o setor.

Com o aumento da competitividade, principalmente em captar a atenção do consumidor, as empresas passaram a buscar equipes de trade cada vez melhor estruturadas e mais eficientes para garantir o sucesso do seu negócio.

E por melhor que o time de trade de uma empresa seja, cuidar de todo o processo demanda muito tempo e acaba impactando desfavoravelmente nas demais atividades do dia a dia.

Para resolver este problema, a contratação dos serviços de agências especializadas surge como uma das principais soluções. Vamos lembrar de alguns dos benefícios de contratar uma agência especializada na área?

Benefícios da terceirização

Profissionais focados em alcançar resultados específicos e direcionados!

Levando em consideração o custo de contratar profissionais especialistas no assunto e as consequências negativas ao acumular funções à equipe, terceirizar os serviços de trade garante à sua empresa uma área com profissionais especializados que estarão focados em buscar os melhores resultados.

Como consequência da vantagem citada acima, profissionais que antes faziam um malabarismo para dar conta de todo o trabalho de trade, podem focar apenas nas tarefas relacionadas ao seu cargo.

Eles são capazes de ajudar a alavancar o budget de marketing e comunicação das empresas; oferecer soluções de ponta; criar, executar e acompanhar projetos de alto impacto.

Muita gente acha que contratar uma agência de Trade Marketing sai mais caro do que internalizar os processos. Mas isso não é verdade! Gastos com treinamentos, capacitações, seleção de profissionais, elaboração de estratégias, aquisição de novas ferramentas, entre outros, faz com que a terceirização tenha um ótimo custo-benefício - se comparado ao custo de aquisição de todo esse processo internamente.

Redução dos custos

Muita gente acha que contratar uma agência de Trade Marketing sai mais caro do que internalizar os processos. Mas isso não é verdade! Gastos com treinamentos, capacitações, seleção de profissionais, elaboração de estratégias, aquisição de novas ferramentas, entre outros, faz com que a terceirização tenha um ótimo custo-benefício – se comparado ao custo de aquisição de todo esse processo internamente.

Montar um time com todos os integrantes necessários pode não ser viável financeiramente para a empresa. Acumular funções em um profissional que já esteja dedicado a outros projetos pode ser pior ainda.

Como consequência da redução de custos, ter uma equipe terceirizada oferece ao negócio muito mais capacidade de crescimento e expansão.

Os benefícios da terceirização foram comprovados na pesquisa “O que as agências, a indústria e o varejo pensam sobre o Trade Marketing?”, feita pela AMPRO em parceria com a Omelete Consultoria.

O grau de satisfação com as agências contratadas é alto, de acordo com 66% dos entrevistados do ramo industrial. A maioria dos entrevistados deste setor, que são 82%, afirmam ter um alto grau de confiança nas mesmas e 71% têm equipes próprias dedicadas ao Trade Marketing.

Já no varejo, cerca de 83% dos entrevistados consideram expressivo o trabalho dos promotores para oferecer uma experiência de qualidade para o consumidor.

O que considerar ao escolher uma agência de trade marketing

Para garantir a excelência na prestação dos seus serviços, uma agência de Trade Marketing deve, antes de tudo, colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar, sem medir esforços para satisfazê-lo e, assim, conquistar sua parceria e confiança.

Confira as características essenciais que uma agência deve possuir:

Foco na experiência do usuário

Para começo de conversa, é preciso que todos entendam que o preço não deve ser o aspecto mais importante da negociação. O foco de qualquer ação de trade deve estar na experiência do usuário, no relacionamento conquistado antes, durante e depois da entrega do produto e/ou serviço.

É imprescindível que a agência pense sempre no melhor atendimento ao cliente.

Deve fazer parte da sua cultura a preocupação em promover experiências únicas e surpreendentes.

Canal de comunicação aberto com o cliente

Uma agência deve produzir campanhas eficazes de comunicação, junto à força de vendas. Aquelas que não mantêm um canal de comunicação aberto e de mão dupla com o cliente, dificilmente conseguem fortalecer parcerias.

Falhas de comunicação podem prejudicar o relacionamento entre parceiros. Por isso, é preciso que a agência tenha bem definido os processos de trabalho, evitando que algo se perca na comunicação entre as partes.

Muita gente acha que contratar uma agência de Trade Marketing sai mais caro do que internalizar os processos. Mas isso não é verdade! Gastos com treinamentos, capacitações, seleção de profissionais, elaboração de estratégias, aquisição de novas ferramentas, entre outros, faz com que a terceirização tenha um ótimo custo-benefício - se comparado ao custo de aquisição de todo esse processo internamente.

Ações personalizadas

Para conseguir a excelência na relação entre empresa e cliente, as agências devem buscar um diferencial. Assim como cada empresa é única e tem suas peculiaridades, fica difícil imaginar um atendimento padrão para todas elas.

Enquanto grande parte das agências acabam oferecendo os mesmos tipo de serviços, é preciso dispor de ações personalizadas, levando em conta o perfil do cliente, a melhor abordagem, dentre outros.

Acompanhamento dos resultados

Uma agência precisa fazer um bom acompanhamento do resultado de suas ações. Ela deve, não só cumprir as metas estabelecidas com o cliente, mas também usar a tecnologia na hora de medir seu ROI (Return on Investment ou Retorno sobre Investimento) .

Existem alguns tipos de cálculo de ROI, e cabe ao gestor e aos promotores de venda determinarem os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Desempenho), de acordo com a necessidade da empresa.  

Utilizar esses critérios pode auxiliar na seleção da melhor empresa de Trade Marketing para atuar no ponto de venda, de maneira otimizada e precisa.

Tecnologia de Business Intelligence (BI) e inovação

Quando falamos em Business Intelligence ou simplesmente BI, estamos falando de como um negócio coleta os dados de clientes e organiza, analisa e desenvolve ações e monitora os resultados para promover decisões assertivas e saber se os investimentos estão gerando bons resultados.

Uma agência deve oferecer soluções tecnológicas para o BI através do uso de aplicativos e plataformas que facilitem o controle das operações e o acompanhamento em tempo real de informações relevantes ao time.

Vale salientar que a tecnologia está entre os critérios mais importantes dos varejistas para a escolha de uma agência, de acordo com a pesquisa feita pela AMPRO em parceria com a Omelete Consultoria.

Segundo o levantamento, utilizar as tecnologias para a gestão dos negócios é o quarto aspecto apontado, atrás de solidez e saúde financeira (100% das respostas), capacidade e entrega de resultados (100%) e tempo de resposta e reposição de equipe (91%). Tecnologia também foi citada por 91% dos entrevistados. Depois dela, está inteligência (86%).

Outro aspecto relevante para os varejistas é a necessidade de usar mais dados. Dos entrevistados, 86% diz ter muitos dados que não são bem utilizados. Para o futuro do Trade Marketing, os respondentes preveem maior uso de multicanalidade e do mobile.

Leia também: O papel do mobile na estratégia de Trade Marketing

Notas Finais

Podemos concluir com a leitura deste post, que é essencial contar com o apoio de uma agência para ter sucesso garantido nas ações de Trade Marketing.

Além da expertise dos profissionais especializados e do maior valor agregado que ela entrega, ao estabelecer essa parceria, a consequência é a diminuição dos custos e aumento das vendas.

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...