O que fazer para melhorar a comunicação da sua empresa?

O que fazer para melhorar a comunicação da sua empresa?

Introdução

Hoje em dia uma empresa que não tenha uma boa estratégia de comunicação empresarial está fadada ao fracasso. Ter uma boa estrutura de comunicação interna e externa, ainda mais em tempos de redes sociais e fragmentação de informação, é um desafio às organizações.

Para funcionar a todo o vapor, com uma mensagem coerente dentro e fora da empresa, os profissionais envolvidos na área precisam, obviamente, se comunicar entre si. Esse é o primeiro passo para tudo. Ter funcionários engajados com os objetivos da empresa.

Diante da sua crescente importância, os investimentos em comunicação empresarial merecem maior atenção, já que a área está na lista de prioridades de grande parte dos negócios bem-sucedidos.

Ela é capaz de aumentar a credibilidade, melhorar o relacionamento com o público em geral, alavancar os resultados da empresa, entre outros.

Hoje em dia uma empresa que não tenha uma boa estratégia de comunicação empresarial está fadada ao fracasso. Ter uma boa estrutura de comunicação interna e externa, ainda mais em tempos de redes sociais e fragmentação de informação, é um desafio às organizações.

A importância da comunicação unificada

Embora o conteúdo que a empresa queira transmitir seja o mesmo, ele deve ser adaptado de acordo com o meio. Ou seja, quando uma organização une as áreas de marketing, vendas, relações públicas e publicidade, por exemplo, precisa unificar a mensagem e adaptá-la à cada linguagem. Não adianta transmitir uma informação para o setor de marketing e outra para o de vendas.

Caso isso aconteça, um grande problema é instaurado. E o mesmo acontece entre várias outras áreas. Mas vamos pegar essas duas como exemplo.

Imagina uma empresa de telefonia móvel que lançou seu último modelo de smartphone. Se a força de vendas que atua nos PDVs não receber treinamento com as mesmas informações que o marketing receber, o sucesso do lançamento fica comprometido.

Não existe esforço da área de marketing que aumente ou solucione as vendas de um produto que não entrou no plano de comunicação integrada da empresa.

E isso é muito mais comum do que a gente pensa.

Quando você vai até a loja para comprar um smartphone e faz uma pergunta técnica que o vendedor não sabe responder, o que vem na sua cabeça? Uma lista de pontos negativos à imagem da empresa, não é mesmo?

Sendo assim, ao facilitar o encontro entre o negócio e o consumidor, o marketing é capaz de transmitir os pontos positivos da marca e estreitar o relacionamento entre o público-alvo e a empresa.

Fazer reuniões informais com o time

Para manter a equipe por dentro dos processos da empresa, não é necessário realizar reuniões longas e monótonas.

Encontros mais informais, que busquem unir as pessoas e as deixarem mais abertas às decisões da empresa funcionam melhor e evitam qualquer tipo de desgaste diário com burocracias desnecessárias.

Incentivar a comunicação entre as equipes

Igualmente importante é apostar em reuniões informais entre as diferentes equipes da organização. Uma equipe que conhece e valoriza o trabalho de outra equipe consegue trabalhar pensando no todo.

Os benefícios também podem ser vistos nos gestores que procuram ouvir os funcionários para conseguirem contornar qualquer situação com mais facilidade.

Valorizar o trabalho dos colaboradores

Estamos falando de uma estratégia que tem o colaborador como o maior disseminador da imagem da empresa.

Apesar disto, muitos funcionários se dizem insatisfeitos como a comunicação interna da companhia acontece. Uma pesquisa da Deloitte mostrou que os colaboradores entre 78% e 80% das empresas brasileiras dizem ser mal informados sobre as ações da mesma.

Por isso é preciso mantê-lo informado sobre as diretrizes da empresa; deixá-lo à vontade para criticar, sugerir e compartilhar conhecimento nas redes internas; envolvê-lo em campanhas e sugestão de pautas; e, alinhar a mensagem antes de informá-la para o público externo.

Quando pensamos na melhor maneira de comunicação no ponto de venda, a função do profissional de Trade Marketing vem à tona.

Por atuar com foco no ponto de venda, o profissional de trade desenvolve estratégias para auxiliar o setor comercial a vender mais e fomentar o interesse pela marca a partir de estratégias desenvolvidas pelo departamento de comunicação de marketing.

Hoje em dia uma empresa que não tenha uma boa estratégia de comunicação empresarial está fadada ao fracasso. Ter uma boa estrutura de comunicação interna e externa, ainda mais em tempos de redes sociais e fragmentação de informação, é um desafio às organizações.

O papel do Trade Marketing na comunicação empresarial

Um dos principais desafios da área de trade é estreitar os laços entre a empresa e seus canais de distribuição, priorizando as necessidades e identificando os PDVs e o consumidor final.

É a área que está sempre buscando encontrar maneiras de reunir os departamentos de vendas e marketing. Para isso, ela precisa entender muitas etapas, desde a origem do produto na indústria, até ele exposto na prateleira da loja.

Uma empresa que conte com uma boa estrutura de Trade Marketing vai ter agilidade, engajamento, transparência, precisão e interação entre todos os envolvidos.

O avanço da tecnologia e o acesso cada vez mais fácil e democrático das pessoas à internet obriga os profissionais de trade a investir cada vez mais em formas de comunicação que utilizam desse meio, como vídeos online, por exemplo.

Ao criar um plano de comunicação entre a indústria e os PDVs através de um vídeo online ou até mesmo de um canal no Youtube, a empresa não está só estreitando laços, mas também diminuindo as barreiras geográficas e reduzindo custos (quando a empresa tem muitas unidades, por exemplo).

Um ótimo exemplo de como o Trade Marketing atua para melhorar a comunicação da empresa é através das campanhas de incentivo ao time comercial.

Além de desenvolver a campanha junto ao time comercial, o profissional acompanha, apura e divulga os resultados de suas ações. O resultado é um time mais motivado e, consequentemente, o aumento das vendas.

Notas finais

Durante a leitura, você pode constatar a importância da comunicação empresarial. Uma campanha de comunicação eficiente é capaz de melhorar a imagem da empresa, engajar os profissionais, gerar um bom clima organizacional e manter os canais de comunicação interna sempre abertos.

Cabe a cada negócio definir o melhor meio de colocar em prática estratégias para melhorar a comunicação na empresa e, assim, não ficar para trás no mercado.

Investir em tecnologias para comunicação empresarial também vai contribuir com a maneira que a empresa é vista pela comunidade e na relação entre seus colaboradores.

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...