Você sabe o que é Field Marketing?

Você sabe o que é Field Marketing?

Independente do mercado no qual a sua empresa atua, é fundamental possuir alguns diferenciais competitivos, e esses diferenciais podem ser adquiridos com uma estratégia de Field

Cada vez mais os cliente sentem a necessidade de estabelecer um contato direto com as marcas, mas para que a sua empresa possa atender a essa demanda, é necessário aprender sobre o consumidor e entender as suas preferências e hábitos.

O Field Marketing auxilia na criação de um engajamento com o cliente, a criar notoriedade da marca e estimular a venda.

Pensando nisso, elaborei este artigo para que você conheça o que é o Field Marketing e como ele pode ajudar a alavancar as suas vendas.

Boa leitura!

O que é o Field Marketing?

O Field Marketing é considerado uma das formas de venda mais eficazes, isso porque, ele permite estabelecer um contato direto com o consumidor, abrindo um canal de diálogo entre o profissional de marketing/promotor de vendas e o cliente. Deste modo é possível de fornecer credibilidade ao produto e à marca

No entanto, é necessário ressaltar que para que uma campanha de marketing de campo seja bem sucedida, é fundamental que os profissionais envolvidos estejam capacitados para serem os porta-vozes da sua empresa, já que eles se tornam representantes da empresa em campo, fazendo uma ponte direta entre o marketing e o cliente no PDV.

Como funciona?

O Field Marketing, ou “marketing de campo”, consiste na elaboração de estratégias e ações no ambiente de compra (PDV), com o objetivo de proporcionar suporte ao trabalho de vendas e merchandising.

São diversas as ações de marketing de campo, sendo que entre as principais, estão o desenvolvimento e o monitoramento de atividades de marketing relacionadas ao ponto de venda.

O principal conceito por trás dessas estratégias de Field Marketing é estabelecer um contato direto com o consumidor. Nesse sentido, essas ações são realizadas por promotores de venda ou agregado a redes varejistas, objetivando promover a fidelização à marca e alavancam das vendas.

Existem várias formas de realizar campanhas de field marketing. No tópico seguinte, vamos conhecer algumas das principais táticas utilizadas nesse tipo de campanha.

Principais táticas:

Amostragem de produtos e demonstrações

Geralmente, essa tática é utilizada em supermercados, lojas de departamento e locais onde a compra pode ser realizada, como por exemplo, feiras, exposições e outros lugares com grande concentração de pessoas.

A amostragem de produtos e demonstrações também podem ser realizadas em locais onde o público não consegue comprar de imediato, como por exemplo em exposições. Nesses casos, a campanha tem como principal intuito chamar o cliente para experimentar o produto e despertar o seu interesse, para que ele conheça mais os produtos da empresa e realize a compra posteriormente.

Promoções em lojas

Promoções em lojas são bastante comuns. Nesse tipo de campanha, os vendedores ou promotores auxiliam o público a realizar a compra, gerando uma nova necessidade, que o cliente nem sabia que tinha.

Sendo assim, o profissional designado para atuar nesse tipo de campanha, deve estar atento ao contato com o cliente e promovendo a melhor experiência possível.

Promoções de rua

Esse tipo de campanha é bastante popular e consiste em enviar equipes de trabalho para áreas de grande movimentação para distribuir panfletos, cartões, cupons, materiais informativos e outros itens promocionais.

Esse tipo de campanha também é muito utilizada em feiras de rua ou eventos, por exemplo. As promoções de rua estabelecem uma associação entre a marca e são um chamariz para um primeiro contato com a marca, através da distribuição de material promocional.

Merchandising

As táticas de merchandising têm como principal intuito demonstrar os produtos da sua empresas da maneira mais atraente para o cliente.

Esse tipo de estratégia exige negociações com os varejistas para que todos saiam ganhando. Nesse sentido, podem ser negociados locais estratégicos nas lojas (hot points) ou compra de uma maior quantidade de produtos a um preço bem menor.

Onde empregar o field marketing?

O Field Marketing pode ser usado em diversos segmentos de mercado, principalmente em locais onde os clientes estão presentes fisicamente, já que as campanhas no PDV são mais efetivas para clientes que compram por impulso.

Já no caso do merchandising, é um tipo de campanha que pode atingir qualquer público, em qualquer etapa do funil de compra, descoberta, interesse, consideração e compra.

No entanto, podemos afirmar que o principal foco do marketing de campo são os shapers, ou seja, clientes influentes e/ou formadores de opinião. A ideia é que esses consumidores compartilhem as suas experiências com os seus círculos de relacionamento e atraiam a atenção para um determinado produto ou serviço.

Field Marketing x Marketing Promocional

Uma das principais diferenças entre os dois conceitos é que o field marketing é algo bem mais amplo, porque não se limita somente a fazer o merchandising para o público em campo mas também monitora e mede de que forma a campanha impactou os clientes e as vendas.

Sendo assim, podemos dizer que as atividades do fiel marketing envolvem o planejamento das ações de campo, a execução dos projetos, coordenação e treinamento de equipes de venda e promotores, integração com marcas e varejistas e medição de indicadores e resultados de sell-out.

Para finalizar, que o conceito de field marketing visa integrar dados de performance, tecnologia e capital humano para alavancar as suas vendas.

Notas finais

Ao longo deste post, vimos que as estratégias de field marketing podem agregar valor à sua marca, através da interação com os consumidores.

O marketing de campo é uma forma de mostrar que sua marca está presente onde o consumidor está, por esse motivo, é fundamental investir nessa oportunidade para atrair pessoas, criar relacionamentos e obter um maior engajamento.

Mas também é importante lembrar que não basta somente fazer uma ação de marketing no ponto de venda, mas é necessário garantir o cumprimento de metas e, principalmente, o retorno dos investimentos.

Se você achou que o texto ajudou você a entender o que é Field Marketing, clique aqui  e saiba como criar projetos de alto impacto e engajadores, que toquem as pessoas.

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...