Como saber se a agência contratada tem experiência para cuidar das ações do seu Trade Marketing?

Como saber se a agência contratada tem experiência para cuidar das ações do seu Trade Marketing?

Aqui no blog já falamos sobre a importância do Trade Marketing para o sucesso dos seus negócios e já mostramos também os motivos pelos quais é importante ter uma agência para cuidar das ações de Trade Marketing da empresa.

No entanto, levantamos um outro questionamento: como saber se a agência tem a experiência necessária para cuidar das ações do seu Trade Marketing?

Existem várias formas de avaliar o trabalho das agências, e para garantir que você escolha a que pode agregar mais valor ao seu negócio e alavancar as suas vendas, escrevemos algumas dicas para você entender mais.

Boa leitura!

Principais serviços das agências de Trade Marketing

A primeira coisa a fazer é verificar quais são os serviços disponibilizados pela agência.

Com a mudança nas tendências e hábitos de consumo, as estratégias de divulgação, promoção e fidelização passaram a ser indispensáveis para qualquer empresa repensar a forma de abordar e criar um engajamento com o seu público.  

Nesse sentido, as agências de Trade Marketing disponibilizam cada vez mais serviços para ajudar empresas a alcançarem melhores resultados. Aliás, publicamos recentemente aqui no blog um artigo falando sobre os serviços que uma agência de Trade Marketing precisa oferecer.

A seguir, vejamos alguns exemplos:

Merchandising Inteligente

O merchandising consiste num conjunto de ações realizadas dentro do ponto de venda, com o intuito de favorecer a venda de mercadorias. Para isso, as empresas podem empregar muitas estratégias para valorizar os seus produtos diante do consumidor.

Sendo assim, existem ações que podem ser caracterizadas como merchandising, como por exemplo, a colocação do produto na quantidade certa, com precificação adequada, no local ideal e no momento correto.

Além disso, o merchandising também passa pela apresentação visual no PDV, com banners, cartazes e outros recursos que possam chamar a atenção para as mercadorias oferecidas.

Atualmente, as agências de Trade Marketing também têm lidado em 360° com essas campanha, que consistem num conjunto de ações que se integram numa única campanha em todos os meios que estão ao alcance do público-alvo. Para isso, elas elaboram o mapa do PDV, visando um posicionamento mais estratégico nos espaços.

Através desse mapeamento, é possível ter uma atuação concentrada no manuseio e na distribuição dos produtos.

Nesse sentido, podemos dizer que o merchandising inteligente é uma evolução do material de merchandising para uma estratégia de trade marketing mais ampla.

Geração de demanda

A geração de demanda consiste na execução de processos de atração, nutrição e qualificação de prospects através das fases progressivas da jornada do comprador. O principal objetivo da geração de demanda é fazer com que o cliente efetue uma compra, fidelize-o e transforme-o num advogado da sua marca.

Geralmente, as equipes de Marketing das empresas não possuem tempo e/ou capacitação para implantar um programa de Geração de Demanda e, por esse motivo, é fundamental contratar uma agência de Trade Marketing.

Logística promocional

A Logística Promocional é composta por várias etapas, que vão desde o recebimento, armazenagem, gestão de estoques, montagem dos kits e distribuição, chegando até a positivação nos pontos de venda.

A principal função da logística promocional é buscar a melhor e mais eficiente maneira de colocar o projeto em prática, levando em consideração o planejamento, a organização e o controle, para gerar resultados satisfatórios.

Assim sendo, a logística promocional é vital para a realização de campanhas de promoção de vendas, já que as demandas de logística de marketing são flexíveis e complexas, é necessário contar com a expertise de profissionais capacitados para que as campanhas sejam aproveitadas integralmente.

PDV Check

O PDV Check é uma ação voltada para empresas interessadas em conhecer mais detalhadamente o comportamento dos seus produtos ou serviços.

Para atingir esse objetivo, a agência de marketing produz relatórios, imagens e gráficos focados nos objetivos das empresas, de modo a otimizar o ponto de venda.

O que é o ROI e para que serve?

O ROI (Return On Investment) serve para identificar os resultados obtidos em uma atividade ou ação, com base no valor investido na mesma. O objetivo é identificar quais ações e estratégias valem a pena continuar recebendo investimentos de tempo, dinheiro e pessoal.

Por outras palavras, o ROI identifica qual o valor ganho ou perdido em uma campanha, com base nos resultados obtidos e no valor inicial aplicado.

O importante é entender que o ROI é uma das principais e mais diretas métricas para as estratégias de Trade Marketing. Calcular seu resultado com precisão é indispensável para comprovar para a diretoria o valor de determinado planejamento.

O ROI possibilita visualizar resultados das ações mais rentáveis e quais trazem o melhor retorno, a partir de um investimento mais baixo.

Além de ser uma ferramenta gerencial, o ROI também pode ser um diferencial competitivo estratégico, já que mostra como fazer e lucrar mais, com muito menos.

O cálculo do ROI em uma estratégia de trade marketing, tem como principal objetivo encontrar a relação do custo e investimento de uma ação no ponto de venda e qual o impacto e retorno que esse investimento trouxe para o planejamento da ação. Para isso, o gestor e promotores de venda devem definir KPIs, de acordo com a necessidade da empresa.

Tanto gerência, quanto diretoria, esperam resultados precisos, confiáveis e que reflitam a realidade do dia a dia dos promotores e dos pontos de venda. Nesse sentido, um dos grandes desafios do Trade Marketing é comprovar seu valor e sua importância, perante o setor de auditoria, dentro dos investimentos de uma ação de distribuição.

Sendo assim, calcular o ROI é uma das formas que os gestores têm para avaliar a eficácia das ações de Trade Marketing. Afinal, ter controle sobre o investimento é uma das principais formas de criar valor perante a diretoria da empresa.

Notas finais

Um planejamento de Trade Marketing quando bem executado, pode favorecer o desenvolvimento do negócio, criar um bom relacionamento entre os parceiros e fortalecer a marca aos olhos do consumidor.

Sendo assim, é fundamental ter formas de avaliar se a agência contratada tem experiência para cuidar das ações do seu Trade Marketing. Para isso, é importante analisar os serviços oferecidos pelas agências e se os resultados esperados correspondem com as suas expectativas.

Se você achou que o texto ajudou você a entender o que é Field Marketing, clique aqui  e saiba como criar projetos de alto impacto e engajadores, que toquem as pessoas.

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...