Como motivar sua equipe para alcançar resultados?

Como motivar sua equipe para alcançar resultados?

Se você é o responsável por gerenciar as equipes da sua empresa, é importante saber que um time desmotivado não gera grandes resultados.  

Os funcionários não são números, nem funções, mas sim, pessoas. E precisam ser geridas dessa forma.

Confira neste post algumas dicas de como motivar sua equipe!

Crie campanhas motivacionais junto à sua equipe

Campanhas motivacionais são ações que têm o objetivo de motivar e engajar todo o seu time, buscando um aumento da produtividade de todos, e que, consequentemente, as vendas podem aumentar também.

Uma equipe motivada produz bem mais!

Independentemente do tamanho do time, as campanhas motivacionais devem ser bem planejadas. Alguns exemplos de campanhas motivacionais que podem ser adotadas são:

Dicas para criar formas de motivar sua equipe

Para elaborar e estruturar uma boa campanha motivacional, é importante seguir algumas etapas, pensadas em conjunto com o seu time, para serem difundidas entre todos.

Uma empresa que monta uma campanha motivacional de sucesso, deve compreender bem quem está ao seu lado para que consiga pensar nos melhores estímulos, de acordo com o perfil profissional e pessoal de cada colaborador.

Uma campanha para motivar sua equipe deve seguir, basicamente, as etapas de: planejamento, execução e mensuração. Confira estas cinco dicas infalíveis para que a sua campanha seja um sucesso!

1 – Seja um gestor que inspire, não que ordene

Um gestor que possui uma atitude autoritária e controladora já não consegue se sustentar perante o seu time. A sua figura deve emanar inspiração para os seus colaboradores, e não intimidação.

O tempo em que os colaboradores recebiam e executavam as ordens do gestor, sem ter voz, já não existe mais, ou pelo menos não deve existir. Pois esta atitude é uma forma de sugar as energias dos colaboradores.

Se um membro do time está insatisfeito, pode sujar a imagem da empresa ao expor o que passa no dia a dia de trabalho, gerando, assim, uma crise grave para a empresa. Em alguns casos, ela pode até fechar as portas.

Por isso, é importante que os gestores assumam uma postura de liderança e sempre mantenham as portas abertas para que a equipe possa sugerir ideias e fazer reclamações, caso necessário.

É importante também sempre manter um canal de comunicação aberto com todos do seu time e não só com os que estão perto de vocês. Os promotores que estão nos PDVs também têm a sua importância para toda a operação.

Entender as necessidades de cada um e trabalhar para encontrar soluções, deixará a equipe mais engajada, motivada e feliz no momento em que o seu trabalho for reconhecido!

2 – Crie metas realistas

Estabelecer metas é importante para que a equipe tenha um objetivo em comum a seguir, porém, essas metas precisam ser realistas e possíveis de serem atingidas. Não adianta nada criar metas impossíveis de serem atingidas.

Na hora do planejamento de qualquer campanha, o gestor deve ter sempre em mente que metas desafiadoras e realistas vão fazer com que a equipe se sinta instigada a atingi-las, sem gerar a frustração de uma meta inatingível.

Assim, os colaboradores sentem que têm um propósito no seu trabalho. O gestor pode até oferecer uma bonificação para o colaborador ou equipe que atingir as metas.

3 – Ofereça recompensas simbólicas

É muito importante para o colaborador saber que seu esforço está sendo visto e apreciado. E não estamos falando aqui apenas de prêmios em dinheiro, mas de outros tipos também, que sejam essenciais para motivar sua equipe.

É claro que uma bonificação vai agradar o colaborador, mas só ela não é o bastante. É preciso criatividade por parte dos gestores na hora de pensar na recompensa por um bom trabalho do seu time. Por isso, é essencial saber mais sobre o seu time, individualmente.

Que tal investir em prêmios como vouchers de desconto, viagens, jantares, folgas extras e até promoções?

4 – Ofereça Feedbacks constantes e incentive a atitude

Quando o monitoramento de uma campanha é realizado, é importante incluir o nível de satisfação dos colaboradores envolvidos e deixar claro para eles onde estão fazendo um bom trabalho e onde podem melhorar.

Através destes feedbacks constantes, os gestores podem ouvir sugestões, opiniões e críticas dos funcionários. Transforme o feedback em uma via de mão dupla.

De acordo com as estatísticas da Officevibe, 4 em cada 10 trabalhadores se sentem desmotivados quando recebem pouco ou nenhum feedback e 82% dos funcionários valorizam o feedback, seja ele positivo ou negativo.

5 – Incentive o desenvolvimento profissional e pessoal do seu time

A última dica – mas não menos importante – para motivar sua equipe, é incentivar e oferecer as condições necessárias para que os colaboradores possam se desenvolver profissionalmente. O gestor precisa mostrar para o colaborador que ele pode crescer ali e motivá-lo para isso.

Como? Oferecer treinamentos e workshops, por exemplo, mostra que o gestor se importa com o desenvolvimento do colaborador.

Além do âmbito profissional, faz parte de uma campanha motivacional de sucesso incentivar o desenvolvimento pessoal do colaborador. Oferecer treinamentos direcionados e personalizados para cada colaborador, além de orientações e materiais focados nas necessidades de cada um, é essencial para o desenvolvimento pessoal deles.

Realizar campanhas motivacionais coletivas também é uma forma de reunir todos, como um time, e promover a troca de experiências entre os colaboradores para demonstrar como o trabalho coletivo é fundamental na empresa.

Pode ser desde um café da manhã coletivo, um almoço ou happy hour, até um coquetel ou um show, dependendo da magnitude do projeto ou da empresa.

Notas finais

Quando falamos de motivar sua equipe, estamos falando de estimular um grupo de pessoas a se tornarem melhores e entregarem resultados com excelência. E todo cuidado é pouco quando se trata de lidar com pessoas.

Cada um tem as suas motivações, por diferentes razões e podem se frustrar fácil se não atingirem seus objetivos. Por isso, falamos da importância de lidar com cada indivíduo do seu time.

Se não receberem atenção e o reconhecimento devidos, os colaboradores podem performar mal e comprometer a estratégia do negócio e da campanha. E tudo isso é ainda mais importante quando se trata de equipes que trabalham em campo, distantes dos demais integrantes da equipe.

Agora que você já sabe o valor que está agregando à empresa ao motivar sua equipe, é só colocar tudo em prática!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...