Como manter a performance elevada em sua equipe de trade marketing?

Como manter a performance elevada em sua equipe de trade marketing?

É fundamental em uma empresa que a sua equipe esteja com a performance elevada e gerando ótimos resultados, inclusive no setor do trade marketing.

Mas como manter tudo nos trilhos e funcionando bem?

Continue lendo e descubra!

Tenha um bom time de trade marketing desde o começo

Tudo começa no processo de seleção do seu time. A sua equipe precisa ser bem estruturada desde o momento da contratação. Caso o contrário, ela não irá performar bem lá na frente.

O profissional que integrará seu time de trade marketing precisa ter a atitude e as competências para o negócio, de acordo com o posicionamento da sua marca. Com todos alinhados, não tem porque o setor de trade da sua empresa não ser um sucesso.

Manter a equipe motivada é essencial!

Faz parte da cultura organizacional de uma empresa manter os seus funcionários motivados, para que a rotatividade (turnover) da equipe diminua e o time siga satisfeito com o que está produzindo.

É papel dos gestores de trade marketing estarem empenhados em desenvolver o seu time. O desempenho dos funcionários está diretamente atrelado ao desenvolvimento da empresa.

Campanhas motivacionais podem ser uma boa escolha.

Independentemente do tamanho do time, essas ações devem ser bem planejadas, executadas e acompanhadas.

Uma ação bem feita é capaz de ajudar os colaboradores a superarem momentos de crise econômica ou concorrência acirrada, diminuindo o efeito negativo nas vendas.

Alguns exemplos de campanhas motivacionais praticadas são:

Comunicação: uma via de mão dupla

Um bom gestor sabe motivar o seu time para conduzi-los a um propósito em comum, a um objetivo importante para a empresa. Motivação é a palavra.

Ao mesmo tempo, a geração atual de trabalhadores espera que a relação entre eles e a empresa sejam feitas na base do diálogo. Assim, o gestor do time também pode saber os objetivos de vida, os valores, os sonhos e conhecer melhor seus funcionários.

Criar um canal de feedback entre gestores e promotores facilita o dia a dia de todas as equipes, para que os trabalhos de trade marketing possam ser passados de forma rápida, sem que reuniões longas e exaustivas sejam agendadas.

O canal de feedback também possibilita aos gestores uma melhor administração do que está acontecendo nos PDVs, ao mesmo tempo em que os promotores podem sugerir soluções e melhorias para projetos.

É importante alinhar o time com a visão e os valores da empresa. Ao mesmo tempo, é importante conhecer a pessoa que irá representar a sua marca ou a marca do cliente que contratar o time de trade marketing.

Metas desafiadoras são diferentes de metas impossíveis

Comunicar para o seu time de trade marketing onde a empresa quer chegar e quais são os resultados esperados é fundamental para que a performance melhore.

Definir metas desafiadoras e inteligentes estimulam os trabalhadores a pensarem fora da caixa e evoluírem como pessoas e profissionais.

Mas fique atento as metas definidas: elas precisam ser atingíveis, justas, alinhada com a realidade da empresa e do time. Não adianta pensar em uma meta inatingível e fazer sua equipe de trade marketing se desgastar.

Mantenha o seu time bem instruído

Uma das formas de garantir que a performance do seu time seja acima da média, é investindo no treinamento constante de todos. Como tudo muda de forma muito instantânea, manter os seus funcionários atualizados é essencial.

Investir em workshops, palestras, cursos. Vale tudo para manter seu time capacitado e operando da melhor forma possível. E é importante lembrar: capacitar o seu time nunca vai ser um gasto.

Crie momentos com o seu time de trade marketing

Oferecer momentos de descontração ajuda os seus funcionários a tirarem um pouco do peso que um dia de trabalho pode ter.

Pode ser um happy hour, um jantar, etc. Mantendo um bom relacionamento com os seus promotores de venda, fica mais fácil manter a sua equipe de trade marketing motivada e entregando os resultados esperados.

Além disso, as pequenas vitórias do dia a dia também precisam ser celebradas. Não deixe para comemorar apenas grandes realizações do seu time de trade marketing. A comemoração ajuda a manter as relações entre ambas as partes mais dinâmicas.

Criar um bom clima organizacional e reconhecer as conquistas coletivas e individuais do seu time são fundamentais para manter a performance lá no alto.

Notas Finais

Como você pôde conferir neste post, é preciso se dedicar bastante para manter a sua equipe performando acima da média, não é?

Se achar difícil ou muito custoso cuidar da gestão de uma equipe interna  de trade marketing, a melhor opção é terceirizar o setor através de uma empresa que possua todos os recursos para elaborar a melhor estratégia.

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...