Como manter a cultura organizacional com o crescimento da empresa?

Como manter a cultura organizacional com o crescimento da empresa?

Uma empresa com uma cultura organizacional forte, baseada em valores claros, contribui para o desenvolvimento profissional dos funcionários e aumenta significativamente a sua produtividade.

Conforme uma empresa cresce, o número de funcionários aumenta e surge uma questão muito importante. Como manter toda essa gente alinhada com a cultura da empresa. Há algumas formas para tornar isso possível. Continue com a gente e descubra.

Boa leitura!

O que é cultura organizacional?

Em primeiro lugar, é necessário entender o que é cultura organizacional. Em termos gerais, ela é representada pelo comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho e pelo relacionamento que cada um tem com os valores da organização.

A cultura organizacional é a “essência da empresa”.

Geralmente, a cultura organizacional é o relacionamento entre três partes: o colaborador, trabalho e o cliente.

No entanto, é necessário adotar algumas medidas para manter vivo os valores, as políticas, os sistemas, os processos e hábitos cultivados pela empresa para garantir o seu crescimento.

O termo cultura organizacional foi criado na Universidade de Harvard e é dividido em três níveis:

Artefatos

Este nível corresponde à parte mais visível da cultura organizacional. Ele está diretamente ligado ao ambiente interno das empresas, como espaços de confraternização, videogames para a descontração de funcionários, entre outros.

Crenças e Valores

Este nível está relacionado a questões comportamentais na rotina da empresa, atitudes que não serão toleradas e as que serão premiadas pela diretoria, entre outras coisas.

Suposições Básicas

Este é o nível mais emocional, ele está relacionado aos sentimentos em comum entre os funcionários de uma organização, isto é, a visão que os profissionais possuem a respeito do ambiente da empresa.

Este é um aspecto essencial da cultura organizacional, já que a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho está diretamente ligada a produtividade.

A importância da cultura organizacional

Quando uma empresa tem uma cultura organizacional forte e enraizada, o trabalho passa a ser feito, não só por um salário, mas por valores e objetivos verdadeiros.

Quanto mais os colaboradores acreditam e entendem a cultura da empresa, mais estarão dispostos a se sacrificar para atingir os objetivos estabelecidos.

Dados de uma pesquisa realizada pela empresa Gallup aponta que funcionários mais engajados com a cultura das suas empresas, apresentam índices de produtividade mais elevados.

Além disso, a pesquisa indica que funcionários mais felizes apresentam um rendimento até 12% superior.

Sendo assim, podemos dizer que, em ambientes de cultura organizacional bem enraizada, as equipes se tornam mais coesas e buscam resultados mais ousados.

Isso porque possuem um objetivo comum e a empresa inteira passa a ser direcionada para atingir os mesmos objetivos.

Além disso, com uma cultura organizacional forte no ambiente empresarial, as chances de turnover, ou seja, a rotatividade de pessoal, reduz significativamente.

Como manter a cultura organizacional com o crescimento da empresa?

À medida que a empresa vai crescendo e a cultura se tornando cada vez mais enraizada, pode ser uma boa ideia gastar um tempo para repensar alguns hábitos e tradições da empresa.

Isto é, com o crescimento da empresa, pode ser necessário refletir sobre quais tradições, formais e informais a empresa possui e que podem ser adaptadas para o porte que o negócio tem atualmente.

Por vezes, quando a empresa está crescendo, existe a sensação de que a cultura organizacional está se perdendo.

Nesses casos, o melhor a fazer é ir até à fábrica, às lojas, visitar os seus pontos de venda e ouvir aquilo que funcionários e clientes têm para dizer sobre o seu negócio.

Aproveite essa oportunidade para realizar os ajustes necessários e cuidar para que possíveis falhas não se repitam.

Empresas com uma cultura organizacional forte têm mais facilidade de ultrapassar desafios, pois em qualquer mudança, crise ou situação imprevista, as soluções serão analisadas dentro de um contexto comum, com diretrizes comportamentais e processos claros e eficazes.

Deste modo, criam-se também novos processos, já que a empresa passa a acumular um histórico de sucessos e fracassos, que facilitam na hora de tomar decisões.

Além disso, uma empresa com uma cultura organizacional sólida torna-se mais competitiva no mercado, pois mesmo em tempos de crise, a essência da organização não será desestabilizada.

Confira a seguir algumas dicas para melhorar a cultura organizacional da sua empresa:

Lideranças

Como dissemos no tópico anterior, é importante escutar a opinião dos funcionários sobre a empresa. Além disso, é fundamental saber sobre a visão que funcionários possuem a respeito da empresa.

Nesse sentido, é importante ouvi-los para identificar valores comportamentais que possam ser implementados no cotidiano da empresa.

Missão e valores

Antes de tudo, é importante ressaltar que é impossível implementar uma boa cultura organizacional sem que a sua equipe saiba realmente quais são os valores da sua empresa.

Por esse motivo, é relevante que todos os funcionários da empresa consigam responder às seguintes perguntas:

Sendo assim, é importante que o gestor acompanhe as ações dos funcionários de modo a verificar se estão engajados com os valores estabelecidos.

Canais de comunicação

Um dos aspectos fundamentais para criar uma boa cultura organizacional é a interação entre os colaboradores.

Por esse motivo, é essencial adotar canais de comunicação internos da empresa, como chats ou e-mails corporativos.

Isso serve para uma rápida integração de novos funcionários e para facilitar a interação entre os demais colaboradores.

Notas finais

Como pudemos ver ao longo do artigo, empresas com uma cultura organizacional forte e enraizada são mais produtivas e mais competitivas no mercado, mesmo em tempos de crise.

As organizações que investem em gestão de pessoas e numa cultura organizacional de qualidade, conseguem alinhar as metas da empresa com os objetivos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber como manter a cultura organizacional com crescimento da sua empresa. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...