Como escolher o melhor sistema de trade marketing para sua empresa?

Como escolher o melhor sistema de trade marketing para sua empresa?

A gestão de trade marketing é importante para que os negócios da sua empresa não sejam impactados negativamente. Mas qual o melhor sistema de trade marketing que você deve escolher?

Continue lendo o post e descubra!

O que é um sistema de trade de marketing?

Para começo de conversa, é importante deixar claro que o conceito de trade marketing está em constante mudança. O trade pode ser aplicado de diversas formas, mas é essencial que todas as ações estejam alinhadas com a necessidade de cada empresa.

Mas, pensando de forma mais generalizada, o trade marketing é o conjunto de ações focadas no contato criado entre a marca e seus consumidores, por meio de canais de distribuição, como os PDVs.

Sabe aquele estande em formato de barraca de festa junina que aparecem nos mercados, com diversos alimentos e ingredientes usados em pratos típicos?

Ou aquele ovo de páscoa gigante, moldado com caixas de bombom, no período da páscoa? São ações pensadas pelo time de trade da empresa para atrair a atenção do cliente!

Por que investir em Trade Marketing?

Em um mercado cada vez mais competitivo, uma estratégia de trade marketing bem feita pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de vendas do seu produto.

Existem diversas dicas para que a equipe de trade da sua empresa possa criar as melhores estratégias.

Confira algumas que separamos para você:

Invista em bons promotores de venda

O trade marketing trouxe uma nova forma de viabilizar ao shopper conhecer o produto que está sendo oferecido a ele: a interação com promotores de vendas.

Ter uma equipe bem instruída e coordenar o time que está nos PDVs é essencial para que seu produto seja visto.

Um promotor de vendas bem informado pode explicar as funcionalidades de um produto de forma rápida ou oferecer a ele uma degustação do que está sendo vendido.

A ação dos promotores de vendas pode servir como um gatilho para que a tomada de decisão do consumidor seja feita. Por isso, é essencial ter uma equipe alinhada com o que a empresa vende e para quem vende.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Com tantos dados e métricas para serem analisados, contar com apps de trade marketing para facilitar a vida do seu time pode ser uma boa opção.

Com alguns aplicativos disponíveis, é possível observar como o shopper age durante o contato com o produto nos canais de distribuição e nos PDVs.

Os apps também auxiliam na gestão do time de promotores de venda e pode contribuir para a criação de promoções e ações nas lojas. Um exemplo de aplicativo de trade é o do Agile Promoter.

Crie estratégias de merchandising criativas

Aplicar boas estratégias de merchandising em PDVs é essencial para atrair os olhos do shopper para o seu produto.

Um time de trade experiente é capaz de ter ideias criativas para destacar um produto no PDV e despertar algo a mais no shopper, além da vontade de comprar.

Existem diversas formas de se aplicar as estratégias de merchandising: desde a criação de toda uma experiência sensorial até ações visuais.

Você pode saber mais sobre os tipos de merchandising usados no trade marketing aqui neste material dedicado ao tema.

Manter as gôndolas organizadas e coerentes

Fique atento à organização das gôndolas onde o produto será exposto. Assim, seria evitado a perda de vendas, gerada pela ausência inexplicável de um produto na gôndola.

Existem indicadores para manter o controle sobre a ruptura, o share na gôndola e o mix de produtos. Lembre-se: um produto que não é visto, não é comprado.

O share na gôndola ajudará a equipe de trade a saber se os produtos estão bem posicionados ou não nas gôndolas. Já o mix de produtos ajuda o time a verificar se existe uma boa variedade e lógica na disposição dos produtos.

Por exemplo: é lógico que, em uma loja de ferramentas, os pregos estejam próximos de martelos, não é? Assim como sacos de carvão para churrasco perto das grelhas. Fique atento a isso!

Notas finais

Ao longo do post, mostramos a importância que um sistema de trade marketing tem para a sua empresa. Também sugerimos dicas que podem ser essenciais para fazer com que o produto da sua empresa salte aos olhos do shopper.

É por isso que uma estratégia de ação bem montada pelo time de trade marketing da sua empresa pode favorecer o desenvolvimento do seu negócio e garantir que a marca não saia da cabeça do consumidor.
Mas a gente sabe que cuidar de uma equipe não é uma tarefa fácil. Então que tal contratar uma agência de trade marketing para garantir que o serviço seja feito por um time experiente? Não deixe de considerar essa possibilidade!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...