Como aumentar a performance e a comunicação da sua empresa no PDV?

Como aumentar a performance e a comunicação da sua empresa no PDV?

Para garantir uma boa performance e comunicação da sua empresa, já podemos adiantar que é fundamental ter todos os colaboradores amplamente capacitados, pois a sua equipe é um dos pontos de contato com o consumidor mais importantes, se não, o mais.

Nesse sentido, o gestor precisa entender como capacitar e motivar a sua equipe de maneira eficiente. Mas isso pode ser um processo complicado, longo e que exige dedicação de todas as partes.

Então, para auxiliar você a aumentar a performance e a comunicação da sua empresa no ponto de venda, preparei este artigo para ajudá-lo a construir uma gestão de equipes que levará a experiência de compra do seu cliente para outro nível.

Boa leitura!

Definir metas claras

Para acompanhar a evolução e os avanços da estratégia de trade marketing, é necessário que os gestores e equipes trabalhem com metas bem definidas.

Para isso, é preciso escolher indicadores de desempenho, ou KPIs, que possam fornecer dados sobre a performance da equipe.

Após definição dos KPIs, é preciso mensurar os resultados durante algum tempo. A partir daí, será possível desenvolver gráficos e relatórios que representem o que precisa ser melhorado e o que está dando o resultado esperado.

Quando a gestão da equipe é baseada em metas, é possível ter parâmetros claros e simples de serem compartilhados com os colaboradores.

A definição de metas também é importante para melhorar a comunicação entre os colaboradores da empresa, já que os funcionários passam a entender qual o papel da cada um e o que cada um pode fazer para alcançar um objetivo.

Para resumir, a definição de metas e métricas é uma ferramenta para que as suas ideias sejam ouvidas, compreendidas e analisadas por toda a equipe.

Desenvolver uma boa comunicação interna

Outro aspecto fundamental para melhorar a performance da sua empresa é desenvolver uma boa comunicação com a equipe. Compartilhar ideias com eficácia é muito importante para alavancar o seu negócio.

Nesse sentido, é preciso que as mensagens para o seu time sejam claras e, além disso, é necessário fornecer informações sobre como os funcionários devem proceder em tarefas que fogem da sua rotina habitual.

Outro ponto fundamental é que, através de uma comunicação eficaz, é possível avaliar o quanto a equipe está integrada à cultura da marca que representam.

Assim sendo, otimizar a forma como se comunica com os colaboradores é essencial para melhorar o funcionamento das equipes no PDV.

Criar um modelo de gestão

Antes de entrar neste tópico, é importante compreender que as equipes não devem ser geridas seguindo as mesmas regras.

Mesmo os departamentos dentro de uma mesma organização devem ser administrados de formas distintas pelos seus líderes. Afinal, não existe um modelo de gestão que possa ser aplicado a qualquer caso.

Então, para criar um modelo gerencial que considere tanto as particularidades do consumidor quanto as dos funcionários, é necessário saber responder à algumas questões:

Valorizar o desempenho das equipes

Geralmente, há sempre um membro do time, ou mais de um, que se destaca entre os demais. Por esse motivo, grandes empresas ao redor do mundo aplicam o modelo de “funcionário do mês” para destacar o desempenho dessas pessoas.

Afinal, um dos princípios básicos da gestão é elogiar em público e repreender em particular. Quando um funcionário não consegue atingir as próprias metas ou não está fazendo o seu trabalho corretamente, isso deve ser debatido diretamente com ele.

Já quando um funcionário tem um desempenho excepcional, isso deve ser destacado na frente de todos.

Capacitar a equipe

Também é importante ter em mente que quando falamos em gestão de equipe no PDV, não estamos falando apenas em vendedores e promotores de venda.

Todos os funcionários, como vitrinistas, subgerentes, caixas e todas as pessoas que trabalham na sua empresa, precisam ter um propósito comum.

Por esse motivo, é necessário realizar treinamento in-company. As aulas dentro da empresa devem ser customizadas para otimizar a estratégia e melhorar o trabalho da equipe.

Cada empresa funciona de maneira diferente e cabe ao gestor transformar a cultura da marca em parte da rotina do time que acompanha.

Para criar um bom curso de treinamento, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:

Além disso, é importante lembrar que cabe ao gestor encontrar formas criativas de motivar a sua equipe para que ela apresente bons resultados.

Por último, pense em adotar modelos de trabalho que impactem positivamente a produtividade do time.

Notas finais

Como vimos ao longo do artigo, para melhorar a performance e a comunicação da sua empresa no PDV, é necessário entender também sobre os seus consumidores, como eles se comportam dentro do seu comércio e saber exatamente o que está vendendo para que possa manter uma relação de afinidades com o cliente.

Afinal, de nada adianta trabalhar com produtos de excelente qualidade e não conseguir comunicá-los corretamente. Para otimizar as vendas, além de uma boa comunicação, é necessário planejamento, gestão correta da equipe interna e criar um cenário para despertar a atenção das pessoas, oferecendo uma experiência única para os seus clientes.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a conhecer algumas dicas para você melhorar a performance e comunicação da sua empresa no PDV e alavancar o seu negócio. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...