Como a cultura organizacional influencia no Trade Marketing?

Como a cultura organizacional influencia no Trade Marketing?

Quanto mais você entender sobre a cultura da sua empresa, maiores serão as chances de você e seu time crescerem juntos.

E esse pensamento se aplica também na área do trade marketing.

Continue lendo e saiba mais!

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional é um sistema em que um conjunto de valores, crenças e ações definem a maneira como a empresa deve conduzir seus negócios, assim como nivela seus colaboradores para que todos os grupos funcionem em harmonia.

Criar uma boa cultura é essencial para que todos saibam sob quais valores a empresa opera e possam usar como um norte para guiar suas próprias ações.

Uma vez que a cultura da sua empresa é definida e alinhada com o time, é possível pensar em planos de ação que leve sua equipe ao caminho do sucesso, todos juntos.

A gestão de pessoas no trade é essencial!

Em qualquer setor da sua empresa, é importante pensar que, antes de serem prestadores de serviço, as pessoas são seres humanos com necessidades e sentimentos.

Na área de trade, o gestor da equipe precisa pensar em estratégias para garantir que tudo funcione e que seus colaboradores fiquem satisfeitos e motivados, resultando em vendas cada vez melhores.

Para garantir que o índice de turnover (entrada e saída de funcionários na empresa) seja baixo, é importante saber mais sobre o seu colaborador, do que apenas se ele atingirá a meta, em quanto tempo, etc.

Muitos gestores não se importam com a sua equipe e só querem ver o resultado do que foi planejado, sem se importarem com os desgastes que um vendedor pode ter em seu caminho até conseguir realizar uma venda.

Ter uma ótima estratégia de marketing e uma campanha bem elaborada não vai adiantar se a empresa não tem uma boa cultura organizacional para manter seu time alinhado.

Uma venda pode ser perdida se um vendedor ou promotor estiver desmotivado ou não capacitado, mesmo que ela esteja atraindo muitos clientes com a estratégia implementada.

Se pensarmos que a empresa é feita por pessoas, quem não conhecer seus colaboradores, não conseguirá montar os melhores planos de ação.

Como a cultura organizacional pode ajudar no trade de uma empresa?

Muitos acreditam que as equipes de trade precisam ser menos operacionais e mais estratégicas.

Quando pensamos em como o trade marketing funciona, é um fato que o operacional e as ações em campo são extremamente importantes e jamais deixarão de existir. Pelo contrário!

Com uma boa cultura organizacional implementada no setor de trade, os responsáveis pela equipe podem elaborar planos de ação que contemplem tanto o operacional quanto o estratégico, uma vez que estão alinhados com a missão e visão da empresa.

Quando a equipe de trade pensa de forma estratégica, a longo prazo e entrega um planejamento bem elaborado, não perde tempo realizando ações que não geram resultados efetivos para a empresa

Terceirizar o setor de trade da sua empresa pode ser uma boa solução

Quando uma empresa opta por terceirizar algum serviço que poderia ser feito por uma equipe interna, não necessariamente é algo negativo, nem falta de capacidade dos colaboradores, muito pelo contrário.

A terceirização do setor de trade marketing pode ser até melhor, desde que a empresa responsável trabalhe como parceira e entenda como funciona a cultura organizacional que guia o seu time.

E como vimos anteriormente, contratar uma agência especializada na área traz muitos benefícios para sua empresa.

Vamos lembrar quais são eles?

Notas finais

Como falamos durante o post, possuir uma cultura organizacional bem elaborada pode gerar resultados incríveis para o setor de trade, seja ele interno ou terceirizado.

Uma agência de trade marketing confiável e experiente é capaz de proporcionar à empresa ações e campanhas mais eficientes e com menos riscos, gerando menos custos e maiores chances de acertos!

Escolha aquela que se alinha a cultura organizacional que foi implantada na empresa e garanta que tudo sairá de acordo com o planejado.

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...