A importância da pesquisa na estratégia de trade marketing

A importância da pesquisa na estratégia de trade marketing

Você deve saber a importância de ficar atento às tendências do marketing, não é?

Pesquisar e estudar e se manter atualizado com o que acontece no mercado faz com que o setor de trade marketing da sua empresa consiga identificar e antecipar problemas, encontrar oportunidades no mercado e criar estratégias de venda e divulgação eficientes.

Continue lendo e descubra a importância que uma boa pesquisa tem na estratégia que será aplicada pelo time de trade.

O que são pesquisas de Marketing e por que o setor de Trade Marketing precisa delas?

Sabe todo o processo que envolve a coleta de dados, as suas análises e interpretações e apresentações destes dados para todo o time da sua empresa? Tudo isso pode ser considerado pesquisa de marketing.

Existem diversos meios de se realizar uma pesquisa de marketing, desde o contato direto com o consumidor nas ruas até formulários virtuais, pesquisas por e-mail… Escolhas não vão faltar.

Os objetivos das pesquisas de marketing podem ser muitos, mas os principais são: encontrar soluções para problemas, identificar melhorias para algo que já funcione bem ou o de entender as melhores formas de aproveitar uma oportunidade que surge.

A utilização da pesquisa de marketing para elaborar e dar um norte as estratégias de vendas traz diversas vantagens, como tomar decisões mais certeiras e baseadas em dados e números reais.

Informação é primordial para o trade marketing. Através da pesquisa, podem ser desenvolvidas ações promocionais, entender o que os concorrentes estão fazendo para terem sucesso em suas estratégias (ou o motivo de estarem falhando em alguma) são exemplos de informações essenciais para a equipe de trade.

Como fazer uma boa pesquisa de marketing?

Existem diversas técnicas e formas de se fazer uma pesquisa de marketing e tudo depende dos objetivos que a sua empresa tem.

Mas, para te dar uma forcinha, separamos algumas dicas (ou um passo a passo) de como produzir a sua pesquisa:

  1. Primeiro, a equipe de trade identifica o problema que está afetando a sua estratégia ou uma oportunidade de negócio que merece uma atenção maior;
  1. Em seguida, inicia o planejamento da pesquisa. Aqui é importante que a sua equipe defina o tema e o objetivo, além de já pensar no cronograma, quanto que ela irá afetar o budget da empresa e qual equipe irá desenvolver a pesquisa;
  1. Então a equipe de trade irá determinar qual será o público que irá responder a pesquisa e o que ela busca provar com o resultado final;
  1. Na etapa seguinte, a de desenvolvimento da pesquisa, será realizada a definição das ferramentas técnicas que serão utilizadas na pesquisa, além da revisão e dos testes para ver se tudo está ok;
  1. Depois de tudo isso, é a hora de divulgar a sua pesquisa. É possível, por exemplo, divulgar em redes sociais ou disparar e-mail com algum formulário para uma base específica de leads. Existem até pesquisas que oferecem algum benefício para quem as responde, desde uma remuneração até cupons de desconto, por exemplo;
  1. Com a pesquisa de marketing concluída, é preciso analisar os materiais coletados e produzir dados e tabelas que consigam provar a hipótese elaborada para justificar a existência da pesquisa;
  1. A sua equipe pode divulgar os resultados em diversos canais, como blogs, redes sociais e press releases (comunicados para a imprensa);

De que forma a pesquisa de marketing beneficia o setor de trade?

Podemos tomar como exemplo a divulgação dos produtos nas gôndolas. É nesse momento que você quer atrair a atenção do shopper para o seu produto. Mas, ao mesmo tempo, diversas outras marcas querem a mesma coisa.

Com os dados da pesquisa de marketing em mãos, a equipe de trade da sua empresa conseguirá pensar nas estratégias mais eficientes para que o shopper se sinta atraído pelo seu produto, caso a sua estratégia tenha a ver com chamar a atenção.

Quando a estratégia do seu time é bem pensada, planejada e executada de forma embasada, eles saberão qual o perfil do shopper de cada produto que estarão vendendo, para que possam pensar na melhor forma de posicionar os produtos nas gôndolas.

Também conseguirão realizar a negociação mais vantajosa junto ao contratante e até definir quais produtos ficarão juntos em cada tipo de PDV. Lembrando que tudo dependerá do foco da sua pesquisa, estes são apenas exemplos mais comuns de estratégia.

E são os dados da pesquisa de marketing que nortearão o trabalho do seu time de trade. Não é uma tarefa fácil e rápida, mas, quando bem feita, gera resultados positivos e lucros maiores para a sua empresa.

Notas finais

Quando as técnicas de trade marketing são aplicadas da forma ideal e fundamentada pelos dados obtidos através da pesquisa de marketing, o retorno virá através do sucesso das vendas. E pode acontecer o mesmo no caminho contrário.

Empresas que não fazem bom uso dos dados obtidos na pesquisa ou sequer realizam pesquisas, não aplicarão os conceitos e técnicas do trade de forma eficiente e não tornarão o seu produto atrativo para o shopper. Em outras palavras, estão perdendo dinheiro e oportunidades.

Deixar os clientes insatisfeitos impacta nos lucros da empresa não só no gasto gerado em uma campanha de marketing ineficiente, mas também na venda perdida para a concorrência.
E, obviamente, você não quer que isso aconteça, não é verdade? Quem sabe você não terceiriza a equipe que ficará responsável pelo trade da sua empresa, escolhendo uma agência de trade marketing para garantir que uma equipe especializada realize o serviço com qualidade e confiança?

Vale considerar esta opção!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...