5 sinais que sua força de vendas está com problemas
Um dos assuntos que deixam qualquer gestor preocupado é a “saúde” da sua força de vendas. Uma equipe de promotores deve ser um elemento vivo e pulsante na sua empresa. […]
Uma estratégia de Trade Marketing eficiente depende de diversos fatores. No post de hoje, não vamos detalhar quais são essas estratégias, mas sim o que você precisa parar de fazer AGORA para que seus esforços deem certo.
Afinal de contas, sua empresa está investindo dinheiro e você investindo uma quantidade considerável do seu tempo em determinada campanha. Não faz sentido insistir em cometer os mesmos erros, que muitas vezes acontecem por inexperiência e até mesmo por conta da correria do dia a dia.
E é por isso que vamos mostrar para você os cinco principais erros cometidos nas estratégias de Trade Marketing.
Vale muito a pena separar um tempinho para saber quais são eles e se prevenir adequadamente.
Vamos lá?
Imagine uma empresa que precisa vender seus produtos em uma feira de beleza. É imprescindível que o estande esteja sempre limpo, organizado, com boa iluminação e com os promotores motivados a despertarem o interesse do público pelo o que está sendo exposto.
Mas muitas empresas acabam não dando a devida importância ao PDV na hora de dispor seus produtos e/ou serviços, deixando a desejar no quesito cuidado e capricho. Todo o cuidado é pouco na hora de pensar na exposição da marca e na imagem que ela quer passar.
Para começo de conversa, qualquer negócio que não faz o uso adequado das tecnologias no mundo atual está com os dias contados.
Não utilizar as ferramentas tecnológicas que estão a sua disposição faz com que a estratégia gaste mais tempo para ser implementada, diminui a produtividade dos envolvidos e, consequentemente, diminui a receita.
Uma empresa que utiliza ferramentas tecnológicas, como um aplicativo de trade marketing por exemplo, sai ganhando em muitos aspectos, dentre eles:
Outro grande erro cometido pelas empresas é não fazer o uso das ferramentas de mídias sociais em sua estratégia.
Elas precisam entender que estão perdendo e muito ao deixar de lado o mundo de oportunidades que as redes sociais oferece, assim como acontece com o marketing de conteúdo voltado para clientes, por exemplo.
Deixar de trabalhar as marcas para impulsionar as vendas e otimizar a jornada do consumidor é um desperdício e precisa ser evitado.
Não investir na capacitação e no treinamento dos funcionários é um erro imperdoável. Seus esforços de Trade Marketing não têm como ter sucesso se você não pode contar com uma equipe que seja capaz de atrair possíveis clientes e que não conheça bem os valores da empresa.
Funcionários sem foco e sem argumentos para persuadir o cliente são alguns exemplos de uma equipe despreparada. É impossível aumentar as vendas com um time que não sabe ouvir e responder as dúvidas de clientes e parceiros.
Desta forma, investir na equipe é fundamental para atender o cliente da melhor forma possível, entender e suprir suas necessidades e suprir suas demandas.
Pode parecer mentira, mas muitas empresas desenvolvem promoções e oferecem seus produtos sem saber previamente se há estoque suficiente para atender à demanda.
Esse é um erro comum de acontecer e por isso vale o alerta: planejamento é a chave do negócio. A falta de controle de estoque é um dos principais motivos para a ocorrência de ausência de um determinado produto no seu PDV.
E isso é bastante negativo, pois faz com que a sua empresa perca vendas e até clientes, que podem se sentir frustrados ao não encontrarem o produto.
Garantir a reposição da mercadoria sempre que necessário, ajuda a evitar esse tipo de possível frustração dos clientes.
Esquecer de verificar se a iluminação está boa, se o produto está bem posicionado e com o destaque necessário para atrair o cliente é mais um erro que não deve ocorrer na sua estratégia de Trade Marketing.
Os esforços devem levar os clientes a se interessarem por determinado produto e, para isso, ele precisa estar em evidência.
Muitas vezes uma equipe de Trade Marketing está se esforçando muito e trabalhando além da conta, mas mesmo assim não consegue obter sucesso.
O motivo pode envolver algumas variáveis e neste post chamamos sua atenção para os 5 erros mais comuns que são cometidos e que levam qualquer esforço por água abaixo.
Não aproveitar adequadamente os pontos de venda; não usar a tecnologia para agilizar os processos; não oferecer treinamento à equipe; não controlar o estoque; e não considerar a estrutura física dos PDV, estão entre os erros mais cometidos.
Chegou a hora de você prestar atenção se está errando e comprometendo o sucesso da sua estratégia.
Depois de ler nosso post você lembrou de algum outro erro comum cometido na estratégia de Trade Marketing?
Conta para gente nos comentários!