5 erros na sua estratégia de Trade Marketing que você deve parar de cometer hoje

5 erros na sua estratégia de Trade Marketing que você deve parar de cometer hoje

Uma estratégia de Trade Marketing eficiente depende de diversos fatores. No post de hoje, não vamos detalhar quais são essas estratégias, mas sim o que você precisa parar de fazer AGORA para que seus esforços deem certo.

Afinal de contas, sua empresa está investindo dinheiro e você investindo uma quantidade considerável do seu tempo em determinada campanha. Não faz sentido insistir em cometer os mesmos erros, que muitas vezes acontecem por inexperiência e até mesmo por conta da correria do dia a dia.

E é por isso que vamos mostrar para você os cinco principais erros cometidos nas estratégias de Trade Marketing.

Vale muito a pena separar um tempinho para saber quais são eles e se prevenir adequadamente.

Vamos lá?

1.PDV mal aproveitado

Imagine uma empresa que precisa vender seus produtos em uma feira de beleza. É imprescindível que o estande esteja sempre limpo, organizado, com boa iluminação e com os promotores motivados a despertarem o interesse do público pelo o que está sendo exposto.

Mas muitas empresas acabam não dando a devida importância ao PDV na hora de dispor seus produtos e/ou serviços, deixando a desejar no quesito cuidado e capricho. Todo o cuidado é pouco na hora de pensar na exposição da marca e na imagem que ela quer passar.

Uma estratégia de Trade Marketing eficiente depende de diversos fatores. No post de hoje, não vamos detalhar quais são essas estratégias, mas sim o que você precisa parar de fazer AGORA para que seus esforços deem certo.

2.Incapacidade de usar ferramentas tecnológicas

Para começo de conversa, qualquer negócio que não faz o uso adequado das tecnologias no mundo atual está com os dias contados.

Não utilizar as ferramentas tecnológicas que estão a sua disposição faz com que a estratégia gaste mais tempo para ser implementada, diminui a produtividade dos envolvidos e, consequentemente, diminui a receita.

Uma empresa que utiliza ferramentas tecnológicas, como um aplicativo de trade marketing por exemplo, sai ganhando em muitos aspectos, dentre eles:

Outro grande erro cometido pelas empresas é não fazer o uso das ferramentas de mídias sociais em sua estratégia.

Elas precisam entender que estão perdendo e muito ao deixar de lado o mundo de oportunidades que as redes sociais oferece, assim como acontece com o marketing de conteúdo voltado para clientes, por exemplo.

Deixar de trabalhar as marcas para impulsionar as vendas e otimizar a jornada do consumidor é um desperdício e precisa ser evitado.

3.Equipe despreparada

Não investir na capacitação e no treinamento dos funcionários é um erro imperdoável. Seus esforços de Trade Marketing não têm como ter sucesso se você não pode contar com uma equipe que seja capaz de atrair possíveis clientes e que não conheça bem os valores da empresa.

Funcionários sem foco e sem argumentos para persuadir o cliente são alguns exemplos de uma equipe despreparada. É impossível aumentar as vendas com um time que não sabe ouvir e responder as dúvidas de clientes e parceiros.

Desta forma, investir na equipe é fundamental para atender o cliente da melhor forma possível, entender e suprir suas necessidades e suprir suas demandas.

4.Falta de controle de estoque

Pode parecer mentira, mas muitas empresas desenvolvem promoções e oferecem seus produtos sem saber previamente se há estoque suficiente para atender à demanda.

Esse é um erro comum de acontecer e por isso vale o alerta: planejamento é a chave do negócio. A falta de controle de estoque é um dos principais motivos para a ocorrência de ausência de um determinado produto no seu PDV.

Uma estratégia de Trade Marketing eficiente depende de diversos fatores. No post de hoje, não vamos detalhar quais são essas estratégias, mas sim o que você precisa parar de fazer AGORA para que seus esforços deem certo.

E isso é bastante negativo, pois faz com que a sua empresa perca vendas e até clientes, que podem se sentir frustrados ao não encontrarem o produto.

Garantir a reposição da mercadoria sempre que necessário, ajuda a evitar esse tipo de possível frustração dos clientes.

5.Esquecer de adaptar o espaço físico

Esquecer de verificar se a iluminação está boa, se o produto está bem posicionado e com o destaque necessário para atrair o cliente é mais um erro que não deve ocorrer na sua estratégia de Trade Marketing.

Os esforços devem levar os clientes a se interessarem por determinado produto e, para isso, ele precisa estar em evidência.

Notas finais

Muitas vezes uma equipe de Trade Marketing está se esforçando muito e trabalhando além da conta, mas mesmo assim não consegue obter sucesso.

O motivo pode envolver algumas variáveis e neste post chamamos sua atenção para os 5 erros mais comuns que são cometidos e que levam qualquer esforço por água abaixo.

Não aproveitar adequadamente os pontos de venda; não usar a tecnologia para agilizar os processos; não oferecer treinamento à equipe; não controlar o estoque; e não considerar a estrutura física dos PDV, estão entre os erros mais cometidos.

Chegou a hora de você prestar atenção se está errando e comprometendo o sucesso da sua estratégia.

Depois de ler nosso post você lembrou de algum outro erro comum cometido na estratégia de Trade Marketing?

Conta para gente nos comentários!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...