5 dicas para montar campanhas motivacionais para funcionários
Mesmo com todo o avanço tecnológico, em qualquer empresa, as pessoas são o seu maior ativo. Os funcionários não são números, nem funções, mas sim, pessoas. E precisam ser geridas como tal.
É nesse contexto, focando no que os colaboradores precisam e merecem, que vamos falar da importância das campanhas motivacionais ou de incentivo.
No Trade Marketing, elas são fundamentais para manter o time motivado e esse sentimento contribui para alavancar os resultados da empresa que o pratica.
Então vamos entender como elas funcionam?
O que são campanhas motivacionais
Campanhas motivacionais são ações promovidas com o objetivo de motivar e engajar equipes a aumentar a produtividade que, por conseguinte, pode aumentar as vendas.
Independente do tamanho do time, essas ações devem ser bem planejadas, executadas e acompanhadas. Uma ação bem feita é capaz de ajudar os colaboradores a superarem momentos de crise econômica ou concorrência acirrada, diminuindo o efeito negativo nas vendas.
Alguns exemplos de campanhas motivacionais praticadas são:
Bonificar e reconhecer o funcionário ou equipe do mês;
Campanhas sazonais, como gincanas que incentivam a solidariedade no Natal, maratonas de corrida semestrais e prática de esportes ou integração em espaços abertos no verão;
Benefícios na forma de parcerias, como descontos em academias e salões de beleza, e;
Participação em cursos, eventos, congressos e seminários externos.
Para estruturar uma campanha motivacional, é importante seguir algumas etapas que sejam elaboradas em conjunto e difundidas para todo o time. Uma empresa que monta uma campanha de sucesso, deve compreender bem seus colaboradores, para oferecer estímulos coerentes com o perfil e momento profissional e pessoal de cada um.
Trocar informações com outros setores da empresa, como jurídico, comercial, e RH, por exemplo, pode ser bem enriquecedor ao planejamento.
Uma campanha bem estruturada deve seguir, basicamente, as etapas de: planejamento, execução e mensuração. E para que ela tenha sucesso, vamos listar cinco dicas infalíveis:
1. Gestor como um líder
O gestor que age como um “chefe mandão” já não se sustenta mais. Ele precisa ser visto como fonte de inspiração para as pessoas ao seu redor, e não como aquele que os intimida.
Já foi a época em que os colaboradores recebiam e executavam ordens sem que tivessem voz. Cada vez mais, cada colaborador tem formas e canais para ser ouvido, tanto internamente, como fora da empresa.
Um colaborador insatisfeito, por exemplo, pode ir a público e denegrir a imagem da empresa, gerando uma crise grave para os diretores, e, em alguns casos reais que ocorreram e continuarão a ocorrer, a empresa pode fechar as portas.
Por isso, os gestores devem assumir uma postura de liderança, sempre mantendo um canal de comunicação aberto com a sua equipe. E não só com os funcionários que estão por “perto”, mas, também, com aqueles que trabalham nos PDVs.
Entender as necessidades de cada um e trabalhar para encontrar soluções, deixará a equipe mais engajada, motivada e feliz com o seu trabalho sendo reconhecido.
2. Metas realistas
Estabelecer metas realistas, passíveis de serem realizadas, deixa a equipe motivada, evitando desespero e frustração advindas de metas impossíveis. De nada adianta criar metas insustentáveis e deixar os colaboradores desestimulados por saberem que, mesmo fazendo de tudo, não alcançarão o objetivo.
Na hora do planejamento da campanha, o gestor deve ter sempre em mente que metas desafiadoras e realistas vão instigar a equipe a alcançá-la, sem gerar insatisfação.
Fazer uma pesquisa de mercado é uma ótima forma para chegar ao equilíbrio na hora de definir os objetivos, tanto individuais, como os coletivos.
3. Recompensas simbólicas
É muito importante que o colaborador saiba que seu esforço está sendo visto e apreciado. E não estamos falando só de remuneração em dinheiro, mas sim, de premiações simbólicas, que estimulem ainda mais as pessoas.
É claro que uma bonificação vai agradar o funcionário, mas elas sozinhas não são suficientes. Os gestores devem usar a criatividade na hora de demonstrar o reconhecimento de alguém ou do time. Para isso, saber as preferências, gostos e momento de vida de cada um, mostra ainda mais apreço.
Exemplos de premiações que estimulam ainda mais os funcionários são: vouchers, viagens, jantares, folgas extras, entre outros.
4. Feedbacks constantes
Monitorar o andamento da campanha inclui medir, frequentemente, a satisfação dos colaboradores e deixar claro para cada um, onde seu trabalho está sendo bem feito e os pontos a melhorar.
Através de constantes feedbacks, os gestores ouvem opiniões, sugestões, críticas e concedem aos funcionários o retorno sobre a atuação de cada um.
De acordo com as estatísticas da Officevibe, 4 em cada 10 trabalhadores se sentem desmotivados quando recebem pouco ou nenhum feedback e 82% dos funcionários valorizam o feedback positivo e negativo.
5. Incentivo ao desenvolvimento profissional e pessoal
Incentivar e oferecer as condições necessárias para a capacitação profissional dos colaboradores é uma maneira de incentivá-los. A empresa pode promover treinamentos e workshops para que seus funcionários acompanhem as mudanças do mercado e não fiquem para trás da concorrência.
Um diferencial é não focar apenas no âmbito profissional. Faz parte de uma campanha motivacional de sucesso, incentivar o desenvolvimento pessoal do funcionário. Isso pode ser feito através de treinamentos direcionados e personalizados, bem como orientações e mentorias focadas nas necessidades de cada um.
Não menos importante, é o fechamento das campanhas motivacionais. Para concluí-las com chave de ouro, organizar um evento que reúna todos os envolvido de um projeto, promove a troca de experiências e contribuir para a demonstração do reconhecimento coletivo.
Este evento de fechamento pode ser um café da manhã coletivo, um almoço, happy hour ou, dependendo do tamanho do projeto e da empresa, algo mais grandioso como coquetel ou show.
Notas finais
O que seria ideal que ficasse bem explicado neste post, e vale frisar, é que quando falamos de campanhas motivacionais, estamos falando de pessoas. E todo cuidado é pouco quando se trata de material humano.
As pessoas são motivadas por diferentes razões, ficam frustradas se não alcançam as metas determinadas e isso tudo influencia na estratégia implementada pela empresa.
Se não receberem atenção e reconhecimento, os funcionários podem performar mal e comprometer a estratégia do negócio e da campanha.
E tudo isso é ainda mais importante quando se trata de equipes que trabalham em campo, distantes dos demais integrantes da empresa. Agora que você já sabe o valor da motivação dos funcionários, está na hora de colocar em prática!