4 ideias para melhorar a comunicação no PDV

4 ideias para melhorar a comunicação no PDV

O que você pensaria ao chegar em uma loja que vende produtos de beleza se eles estivessem em mal estado de conservação, sujos e bagunçados na prateleira?

Ou se a vendedora estivesse com uma apresentação desleixada, sem acompanhar o que a empresa prega?

Esse exemplo está longe de ser apenas um detalhe. As vendas de uma empresa podem estar indo de mal a pior justamente por conta de uma comunicação mal feita no PDV.

Você pode estar sendo impecável nas demais ações de Trade Marketing, mas não dar a atenção devida ao PDV pode comprometer toda a estratégia. Formas de comunicação bem planejadas e estruturadas conquistam o shopper e trazem resultados são surpreendentes.

O que é um PDV e sua importância

A definição mais conhecida de PDV, ou ponto de venda, é o local ou meio no qual a marca entra em contato com o seu consumidor para uma troca direta e oferta do seu produto ou serviço.

De acordo com dados de uma pesquisa da Nielsen, 70% das decisões de compra são realizadas no PDV. No entanto, o shopper de hoje tem acesso a detalhes do produto bem antes de resolver comprá-lo – por conta dos e-commerces e a possibilidade que eles oferecem de pesquisa pré-compra – mas acaba finalizando sua decisão na gôndola por qual produto optará.

Além disto, o shopper gasta cerca de 15 segundos em frente a uma gôndola e menos de 40% dos produtos prendem sua atenção. Conclui-se que uma boa apresentação e organização, além de criarem laços afetivos com o cliente, são decisivos para ele efetuar ou não a compra.

A pesquisa também mostra que dentre os cinco atributos que mais influenciam a decisão em fazer compras em uma loja, três estão relacionadas ao sortimento: de compra em uma loja. Entre as cinco respostas mais citadas pelo shopper, três estão relacionadas ao sortimento: alta qualidade de produtos frescos (57%); produtos regularmente em estoque (54%); e possuir itens que “eu preciso” (50%).


Levando em consideração que o processo de fidelização do público é impulsionado por uma boa estratégia de comunicação visual, podemos concluir que qualquer empresa que se preocupa com a experiência do cliente, precisa se atentar a comunicação no ponto de venda. Afinal, é no PDV que as vendas são realizadas e o apelo visual é quem vai terminar de convencer o cliente.

Pensando nisso, decidimos listar 4 dicas para melhorar a comunicação no PDV e ajudar alavancar as vendas do seu negócio:

1. Comunicação visual

A comunicação visual é um dos fatores mais importantes do seu PDV. Afinal, grande parte das compras são decididas no ponto de venda sem planejamento prévio. Por esse motivo é importante focar em uma boa comunicação visual, já que o PDV pode representar uma última oportunidade para capturar a atenção do seu cliente e estimular a compra.

Vejamos a seguir algumas dicas para melhor a comunicação visual:

1.1. Produtos impecáveis

Quando falamos em caprichar no visual do PDV, não estamos falando apenas em deixá-lo mais bonito. É necessário criar uma padronização nas cores de cada seção de modo a ajudar o shopper a lembrar da sua marca ao identificar tais cores.

1.2. Iluminação

O cuidado com a organização e iluminação servem para facilitar a visualização do produto. Por esse motivo, é importante dar alguma atenção a esse fator, varie nas cores e na intensidade das luzes para criar o ambiente certo para o seus produtos.

1.3. Sinalizações e materiais

Busque utilizar materiais e sinalizações que possam ajudar a decisão de compra, através da organização e identificação de produtos, marcas ou categorias.

1.4. Pontos quentes (Hot points)

Não se esqueça de privilegiar os hot points (pontos mais quentes da loja), que, normalmente, ficam perto da entrada ou junto ao caixa e recebem maior atenção das pessoas no estabelecimento.

1.5. Seja dinâmico

Sair do óbvio e abusar da criatividade chama a atenção do shopper e cria uma experiência inesquecível ao cliente, sendo essa, uma das premissas das estratégias de Trade Marketing.

2. Inovação

Entender como o seu concorrente está atraindo clientes, como os seus vizinhos se relacionam com o público alvo que deseja atingir e analisar como são os pontos de venda ao seu redor, são fatores essenciais para tomar decisões mas também para inovar.

O principal objetivo do PDV deve ser fazer com que o cliente se sinta à vontade, se identifique com a marca e, principalmente, fique com vontade de comprar.

Por esse motivo, é essencial usar a tecnologia a seu favor e  proporcionar praticidade e encantamento na hora da compra para que o cliente volte sempre.

Além disso, estar atento às tendências de mercado e do seu público-alvo é fundamental para melhorar o seu ponto de venda de forma contínua. Isso significa, por exemplo, garantir também que o local possua uma estrutura física e o número de funcionários adequados para atender toda a demanda.

Aliás, essa questão estrutural é muito importante. Nesse sentido, quanto mais agradável for a loja, mais tempo o cliente irá querer passar nela. Além disso, uma boa iluminação e odorização suave podem ser excelentes estratégias para obter esse resultado.

Um excelente exemplos de inovação no PDV é a loja da M&M em Nova Iorque.

Por último, é importante que os seus produtos estejam associados a determinado conceito. Por exemplo, se o seu produto também um estilo de vida, não se esqueça de adequar o ambiente com as ideias que você deseja passar.

3. Experimentação

O ponto de venda deve ser um local que promova a experimentação dos seus produtos. Essa pode ser uma excelente oportunidade para apresentar a sua marca ou um novo produto do catálogo.

Através da experimentação é possível gerar mais confiança e credibilidade, aumentando as chances de compra. Nesse sentido, é importante oferecer ao cliente a possibilidade de ver, cheirar, provar e tocar no produto para estimular a compra.

Aliás,  experimentação é um dos únicos pontos que ainda fazem a loja física vencer do e-commerce, a oportunidade de fazer o cliente experimentar. Inclusive é o que faz o virtual ser um complemento do físico, o cliente pesquisa sobre o produto no site e vai comprar na loja, para experimentar.

4. Treinamento

Para que toda a sua estratégia de comunicação no ponto de venda tenha sucesso é fundamental ter uma equipe bem treinada para proporcionar um atendimento de excelência aos seus clientes, é necessário desenvolver habilidades para ser um bom profissional, e isso só é possível com estudo.

É fundamental que a equipe conheça cada produto disponível e onde localizá-los, além dos diferenciais da loja, seus concorrentes e o mercado. Mas, fundamentalmente, é muito importante que a equipe seja capaz de entender as preferências de atendimento de cada cliente.

Notas finais

Como vimos ao longo do artigo, a comunicação do ponto de venda (PDV) é uma atividade que exige muita atenção.

A disposição dos produtos, os materiais gráficos, a identidade visual, o ambiente, tudo isso representa a chance de que o shopper permaneça na sua loja por mais tempo.

Além disso, concluímos que de nada adianta ter um PDV bem estruturado, localizado, organizado e atraente sem uma equipe bem treinada e qualificada.

Se você achou que o texto ajudou você a entender como melhorar a comunicação no PDV, clique aqui  e saiba como criar projetos de alto impacto e engajadores, que toquem as pessoas.

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...