3 estratégias que você precisa saber para fidelizar clientes

3 estratégias que você precisa saber para fidelizar clientes

O mercado tem se mostrado cada vez mais competitivo em diversos segmentos.

Manter clientes e fidelizar novos se tornou mais importante do que nunca.

Neste post, separamos algumas dicas preciosas para fidelizar clientes que você deve levar para sua empresa.

Continue lendo e descubra!

Como fazer para fidelizar clientes novos e manter os antigos interessados em seus produtos?

Conquistar novos clientes e manter os que já estão familiarizados com seus produtos não é uma tarefa fácil.

É preciso ter alguns cuidados e ficar atento a detalhes, se você não quiser que eles migrem para a concorrência.

Olhando por este lado, separamos algumas dicas essenciais para que isso seja evitado:

1 – Invista em canais de comunicação e tenha um atendimento de qualidade

Manter um bom relacionamento entre clientes e empresa é a melhor estratégia que se pode ter para fidelizar um cliente.

Comunicação é a chave e se não existir qualquer tipo de canal para o cliente entrar em contato com a empresa, não há muito o que se fazer para atrair novas oportunidades de negócio.

Com uma pesquisa de marketing bem feita, é possível também saber qual o canal de comunicação é mais efetivo para cada tipo de cliente.

Se eles estão 100% conectados, canais de atendimento online são as melhores escolhas.

Mas não adianta ter uma variedade de canais de atendimento e não possuir uma equipe capacitada para realizar o atendimento com um alto grau de profissionalismo.

Para a fidelização do cliente, ser bem atendido é o aspecto crucial para aumentar o grau de aproximação da empresa com ele.

E quando pensamos no trade marketing e em estratégias para PDVs, é importante lembrar que o time estará lidando com pessoas ao vivo, então é importante que o promotor de vendas demonstre conhecimento sobre o que está vendendo, passe credibilidade para o cliente e possa convertê-lo para um futuro cliente fidelizado.

A lógica é que, se os clientes forem mal atendidos, seja em PDVs ou no atendimento digital, não voltarão para compras futuras e irão para a concorrência.

2 – Mantenha seu cliente por perto sempre

Um relacionamento indispensável que também é essencial para garantir a fidelização e o retorno do cliente é o pós-venda.

É neste momento em que você pode procurar o cliente para receber um feedback ou se oferecer para tirar dúvidas que o cliente possa ter.

Prolongar a experiência de compra deste cliente é essencial para que ele volte a comprar seus produtos no futuro.

E o mais importante: também seja uma empresa aberta a críticas. Assim, é possível qualificar as vendas e o atendimento realizado para fazer ajustes futuros, caso seja necessário.

Pesquisas são um meio de ajudar a criar estratégias de vendas futuras mais eficientes através da opinião dos clientes sobre a experiência de compra que tiveram.

De nada adianta investir em ações de fidelização de clientes antes de organizar a casa e resolver os problemas já existentes, não é mesmo?

Manter o contato com o cliente após a compra é fundamental para que você não seja esquecido e mostre que não se esqueceu dele.

Que tal realizar uma ação simples, como disparar um e-mail marketing no aniversário do cliente, parabenizando-o e oferecendo um desconto especial pela data?

O cliente te oferece tudo o que você precisa para realizar uma ação e continuar sendo memorável: você sabe o nome do cliente, a data de nascimento, os hábitos dele, as suas preferências.

Use tudo isso a seu favor e mostre que você é uma empresa presente. Pois assim que alguém precisar de alguma coisa, pode ser que você seja a primeira empresa a ser lembrada para resolver o problema.

Deixar uma lembrança boa é fundamental para esse relacionamento se manter próspero.

3 – Surpreenda o cliente

Pense em como você pode surpreender o seu cliente de forma criativa. Pode ser enviando uma pesquisa de satisfação para o cliente responder após consumir um de seus produtos e, como agradecimento pelas respostas, oferecer um desconto ou uma gratuidade na próxima compra.

Se imaginarmos as ações em PDV, podemos ir mais além: que tal utilizar embalagens com designs criativos e sustentáveis para atrair os olhos do cliente direto para o seu produto na gôndola? Ou oferecer amostras grátis do produto para que o cliente experimente? Vale pensar nisso.

E quando o cliente não se sentir satisfeito com a experiência e precisar levar uma reclamação para a empresa?

Oferecer algo a mais, além das desculpas – desde que a reclamação do cliente tenha fundamento, claro, pode funcionar muito mais.

Que tal um presente junto ao próximo pedido do cliente? Ou o reembolso e desconto na próxima compra?

Lembre-se que o cliente gosta de sentir que a empresa se importa com ele, e esse sentimento faz toda diferença na hora dele decidir se deve comprar com a empresa mais uma vez ou não. Pense nisso!

Notas Finais

A construção do relacionamento da sua empresa com o cliente que você quer fidelizado não é rápida e fácil. Mas qualquer falha que for cometida no atendimento pode resultar na perda do seu cliente em um piscar de olhos.

Ter atenção na forma como lida com o cliente é importante para que falhas de atendimento sejam evitadas. O cliente sabe quando está sendo mal atendido e se não receber o devido suporte da empresa, irá procurar algo melhor na concorrência.

E, como a ideia aqui é fidelizar o novo consumidor e manter os antigos comprando seus produtos, obviamente você não quer isto, não é?

Esperamos que estas dicas que separamos tenham sido úteis para você. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais!

Autor: rafaello
Publicado há 3 anos

mail_outline
Assine a Newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail

As pessoas também estão lendo...